Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção de judô retorna ao CT Paralímpico com foco em readaptação técnica

Atletismo

24/02/2021 09h41

Judô Paralímpico

Seleção de judô retorna ao CT Paralímpico com foco em readaptação técnica

É a primeira vez que a equipe se reúne desde a interrupção dos treinos presenciais em função da pandemia da Covid-19

Treze judocas estão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a primeira fase de treinamento da Seleção Brasileira de 2021. Eles ficarão concentrados no local até o domingo, 28.02. É a primeira vez que a equipe nacional se reúne depois da interrupção dos treinos presenciais devido à pandemia de covid-19.

Para promover o retorno dos atletas, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) submeteu todos os atletas convocados aos critérios exigidos pelo protocolo sanitário elaborado desde a reabertura parcial do CT, em julho do ano passado.

Foto: Ale Cabral/CPB

O plano de retorno deste ano inclui a área de hospedagem do local, que prevê, no máximo, duas pessoas por acomodação e que todas as refeições sejam servidas nos quartos. Não é permitido o uso do restaurante ou de áreas comuns do residencial.

“Esta fase é importantíssima para avaliarmos as condições de cada um. Para isso, estamos realizando avaliações de força e potência. Além disso, os atletas vão precisar de um tempo para readaptação técnica, que eles deverão conquistar com os treinamentos”
Jaime Bragança, técnico da Seleção Brasileira de judô

“Durante toda a pandemia, monitoramos os atletas a distância. Cada atleta tinha uma realidade e passou por dificuldades particulares, então tivemos que adaptar o treinamento individualmente. Esta fase é importantíssima para avaliarmos as condições de cada um. Para isso, estamos realizando avaliações de força e potência, por meio de teste isocinético, da plataforma de salto, teste de preensão manual e composição corporal. Além disso, os atletas vão precisar de um tempo para readaptação técnica, que eles deverão conquistar com os treinamentos”, explicou Jaime Bragança, técnico da Seleção Brasileira de judô.

Um dos convocados é a paulista do Guarujá Giulia Pereira, responsável por levar o judô brasileiro ao lugar mais alto do pódio no primeiro dia de disputas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. A judoca de 21 anos nasceu prematura, no quinto mês de gestação, e com 30% da visão, e, ao passar dos anos, perdeu a visão gradativamente.

“É uma felicidade gigantesca voltar ao CT. Parece que é a minha primeira convocação. No meio do momento que estamos passando, estamos seguindo todo o protocolo e os treinos estão cada vez melhores. Seguimos na preparação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio”, relatou Giulia, que é da categoria até 48kg.

Convocados pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV):

Alana Maldonado (-70 kg): Amei/SP
Antônio Tenório (-100 kg): Cesec/SP
Arthur Cavalcanti da Silva (-90 kg): Adevirn/RN
Giulia dos Santos Pereira (-48kg): Cesec/SP
Harlley Damião Pereira Arruda (-81 kg): Cesec/SP
Karla Cardoso (-52 kg): Ceibc/RJ
Luan Pimentel (-73 kg): Ismac/MS
Lúcia Teixeira (-57 kg): Cesec/SP
Maria Núbea dos Santos Lins (-52 kg): Reação/RJ
Meg Rodrigues Emmerich (+70 kg): IRM/PR
Rebeca de Souza Silva (+70 kg): Amei/SP
Thiego Marques da Silva (-60 kg): Aepa/PA
Wilians Silva de Araújo (+100 kg): Ceibc/RJ

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro