Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção brasileira de judô paralímpico faz últimos ajustes para Grand Prix

Judo paralímpico

30/06/2022 12h01

Judô paralímpico

Seleção brasileira de judô paralímpico faz últimos ajustes para Grand Prix

Torneio será realizado em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, nos dias 2 e 3 de julho. Será a primeira edição em solo brasileiro

A Seleção Brasileira de judô paralímpico realiza os últimos ajustes antes da estreia no Grand Prix de São Paulo, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de julho, sábado e domingo, no Centro de Treinamento Paralímpico. Pela primeira vez, o evento terá uma edição em solo brasileiro.

O evento reunirá cerca de 90 competidores de 21 países. Dentre eles, 23 são brasileiros, entre os quais, as medalhistas de bronze nos Jogos de Tóquio Lúcia Araújo e Meg Emmerich, e Antônio Tenório, que subiu seis vezes ao pódio em sete edições de Jogos Paralímpicos de que participou.

4628962d666040599e94d0f9cf887581_3x2.jpg
Antônio Tenório é um dos judocas que representarão o Brasil no Grand Prix. Foto: Ale Cabral/CPB

Nesta quarta-feira (29.06), os atletas fizeram uma leve corrida pelo tatame antes de iniciar movimentos de pegada e de entradas de golpes em um hotel na zona sul da capital paulista. Segundo o técnico Alexandre Garcia, o aspecto emocional do treino é essencial. "O mais importante neste momento é tirar essa ansiedade pré-competição e tentar colocar em prática o que eles vêm treinando. Já sabem da maioria dos adversários, então tentamos simular um pouco do que pode acontecer na competição", explicou.

Ao longo da movimentação, ele e os demais auxiliares da comissão técnica interrompiam os judocas, que treinavam em duplas, para fazer pequenos ajustes de posicionamento. "O que tínhamos de treinar já treinamos. Agora é ficar mais focado, concentrado, acompanhar bastante os adversários e estudá-los. Não adianta fazer um treino tão forte agora e, de repente, alguém sofrer uma lesão", finalizou.

Esta é a terceira e última etapa do circuito da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos) em 2022. Essas competições valem pontos no ranking mundial, que, futuramente, definirá os atletas classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

As etapas anteriores do Grand Prix deste ano foram realizadas na Turquia e no Cazaquistão. O Brasil foi campeão nas duas edições. Os judocas brasileiros conquistaram 25 medalhas: dez de ouro, seis de prata e nove de bronze.

Vale lembrar que a modalidade iniciou neste ano uma nova era. A IBSA alterou as regras das classificações oftalmológicas e das divisões de categorias.

Confira a programação do evento (horários sujeitos a alterações):

Dia 2 (sábado)
9h30 - Cerimônia de abertura
10h às 12h - preliminares (48kg, 57kg, 60kg e 73kg)
15h às 17h - finais (48kg, 57kg, 60kg e 73kg)
17h30 - Cerimônia de premiação

Dia 3 (domingo)
10h às 12h - preliminares (-70kg, +70kg, -90kg, +90kg)
15h às 17h - finais (-70kg, +70kg, -90kg, +90kg)
17h30 - Cerimônia de premiação

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)