Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção Brasileira de Judô conclui treinamento de campo preparatório para o Pan-Americano de Guadalajara

Judô

13/11/2020 14h50

Judô

Seleção Brasileira de Judô conclui treinamento de campo preparatório para o Pan-Americano de Guadalajara

Judocas passaram sete dias concentrados em Pindamonhangaba ajustando os últimos detalhes antes da competição continental que começa em 19 de novembro

Depois de sete dias de treinos intensos, chegou ao fim, nesta sexta-feira (13.11), o treinamento de campo da Seleção Brasileira de judô, em Pindamonhangaba (SP). A atividade reuniu mais de 60 atletas, entre os quais 17 convocados para o Campeonato Pan-Americano Sênior de Guadalajara, última competição de ranqueamento em 2020.

A equipe feminina brasileira convocada para o Campeonato Pan-Americano contará com oito judocas. Foto: Lara Monsores/CBJ

Para viabilizar as melhores condições de preparação dos atletas no contexto da pandemia de Covid-19, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) isolou a equipe no Hotel Colonial Plaza e estruturou o local para receber os judocas, com dojô amplo e arejado, academia de musculação em ambiente aberto e sala de fisioterapia. Todos os protocolos de segurança foram seguidos à risca pela delegação, que foi toda testada antes de treinar.

"A gente está sendo privilegiado de conseguir um espaço com toda a segurança para se preparar para a competição", pontuou a meio-leve Eleudis Valentim (52kg), que teve sua primeira experiência dentro dos novos protocolos em Pindamonhangaba e foi convocada para sua primeira competição pós-paralisação. "Fiquei muito feliz em poder representar minha categoria num Pan-Americano. Já faz algum tempo que eu não luto o Pan e confesso que já comecei a sentir a adrenalina. Depois de todos esses acontecimentos eu não fiz nenhuma competição ainda. Por mais que a gente tenha feito toda a preparação em Portugal, competição é diferente. Me preparei mentalmente, principalmente, e estou confiante em fazer uma boa competição."

A rotina na concentração começava com café da manhã e treino físico ou de judô em sequência. Após o almoço, todos os atletas tinham um intervalo para descansar ou se recuperar em sessões de fisioterapia para retornarem ao tatame ou à academia no final da tarde.

"Nessa semana, os treinamentos foram muito produtivos, muito intensos e foram bem direcionados para o Campeonato Pan-Americano. A gente estudou muito os adversários que nós vamos enfrentar, como anular e como impor nosso jogo no adversário. Foi muito estudo e, também, muita intensidade. Então, foi um nível de fadiga extrema, cansei bastante, mas foi muito proveitoso", detalhou o campeão pan-americano em 2017, Eduardo Katsuhiro (73kg), que também foi convocado para representar a seleção em Guadalajara. "E em relação ao Pan-Americano, a expectativa é 100% positiva. Estou indo lá para ser campeão, avançar bem no ranking e me afirmar no peso leve."

A CBJ estuda ainda a realização de outro período de treinos em Pindamonhangaba, em dezembro, visando manter os judocas em ritmo para a disputa do World Masters de Doha, previsto pela FIJ para janeiro de 2021.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô