Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Robert Scheidt conquista o vice-campeonato italiano

Vela

21/09/2020 10h51

Vela

Robert Scheidt conquista o vice-campeonato italiano

Regular nas oito regatas da competição, bicampeão olímpico venceu a última prova neste domingo (20.09) e ficou a apenas um ponto do título

O bicampeão olímpico Robert Scheidt conquistou o vice-campeonato italiano de da classe Laser neste domingo (20.09), em Follonica, na região da Toscana. E o título no primeiro evento oficial desde o início da pandemia não veio por apenas um ponto. O brasileiro, que se prepara para a Olimpíada de Tóquio, em 2021, venceu a última regata do dia, terminando com 12 pontos perdidos, enquanto o norte-americano Charlie Buckinghan, ficou em 11º. O terceiro lugar ficou com Juan Ignacio Maegli, da Guatemala, atual bicampeão sul-americano, com 13º. A competição reuniu 45 velejadores, de oito países.

Foto: Giovanni Mitolo/Divulgação

"O campeonato Italiano de Classes Olímpicas teve um bom nível técnico, com vários estrangeiros competindo no Golfo de Follonica. Foi ótimo voltar a competir e a fazer regatas de bom nível. São pouco eventos esse ano, então, ter a chance de participar, é importante. Além disso, velejar no mar também acrescenta na preparação. Onde eu moro é em lago (Garda) e nessa competição encarei condições diferentes em mar aberto, como ondas e correnteza", afirmou Scheidt.

Robert entrou no último dia do Campeonato Italiano na terceira posição. Após seis regatas, havia cruzado a linha de chegada sempre entre os top 3, com duas vitórias, três segundos lugares e um terceiro. Na primeira disputa desse domingo, o brasileiro conseguiu um sexto lugar. Porém, na segunda e última prova, conquistou mais um primeiro lugar, resultados que garantiu o vice-campeonato. "Estou muito feliz em voltar a competir, especialmente porque foi possível estar com minha família aqui em Follonica. Minha mulher (a medalha de prata olímpica lituana da Laser Radial, Gintare) e meus filhos, Erik e Lukas, torceram muito", acrescentou.

Aos 47 anos, Scheidt vai permanecer em Follonica para mais quatro dias de treinos com os velejadores de diferentes partes do mundo no golfo da região da Toscana. E as sessões de preparação começam já na manhã desta segunda-feira (21.09). "Volto para casa somente na quinta-feira (24.09). Vai ser importante aproveitar ao máximo esse período para esticar a preparação após o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas", finalizou o bicampeão olímpico.

Desafio olímpico

Scheidt retornou à classe Laser em 2019, após quase três anos ausente, desde os Jogos do Rio 2016, quando terminou na quarta colocação. Nesse período de readaptação às novas técnicas e nova mastreação, cumpriu seu objetivo principal, que foi a conquista do índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio, com o 12° lugar no Campeonato Mundial da Classe Laser 2019, em Sakaiminato, no Japão. Ele confirmou a vaga no Mundial da Austrália, em fevereiro, quando chegou à flotilha ouro e foi o melhor brasileiro na disputa.

Fonte: Assessoria de imprensa de Robert Scheidt