Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Regata Santos-Rio terá duelo entre medalhistas olímpicos da família Grael

Vela

28/09/2020 11h34

Vela

Regata Santos-Rio terá duelo entre medalhistas olímpicos da família Grael

Evento terá Martine, Torben e Lars em barcos diferentes. Vela oceânica fará parte do programa olímpico nos Jogos de Paris 2024

A família Grael estará em peso na edição de número 70 da regata Santos-Rio, que tem largada prevista para o dia 23 de outubro. Martine Grael, que brilhou nos Jogos de 2016 com a conquista da medalha de ouro ao lado de Kahena Kunze na classe 49er FX e que juntas venceram o Campeonato Mundial em 2014, fará sua terceira participação na regata, que é considerada a mais difícil do país.

Pai de Martine, Torben Grael, bicampeão olímpico e dono de cinco medalhas nos Jogos, também marcará presença, assim como Lars Grael, irmão de Torben e tio de Martine, dono de duas medalhas de bronze olímpicas. Todos estarão em barcos diferentes.

Foto: Will Carrara/Divulgação

Martine destaca a disputa saudável em família e a experiência a favor de seu pai e tio. Torben tem cinco conquistas como comandante e Lars tem um título: "Acho que rola disputa entre todos os barcos. E é claro que todos imaginam ganhar. Mas tenho um respeito enorme pelo meu pai e meu tio e a experiência dos demais velejadores. Não vou para chegar atrás, mas também não seria nenhum vexame. Aliás, é minha terceira Santos-Rio. E com esse negócio de barco a vela, já viu que experiência conta e muito", diz.

"A Santos-Rio é a síntese da história da vela de oceano no Brasil. Será minha 18ª participação, fui muito ativo nas décadas de 1980 e 1990, e agora chego motivado por tudo que está passando no país e também pela vela de oceano celebrando a 70ª edição dessa regata, que é a mais importante do Brasil", afirma Lars Grael.

Além deles, já estão confirmados outros grandes nomes da modalidade como Kiko Pelicano, Samuel Gonçalves, Samuel Albrecht e Henry Boening, o Maguila, proeiro de Robert Scheidt. É esperada a participação de mais de 40 barcos.

Vale lembrar que os veleiros de oceano farão parte do programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com barcos de 30 pés e dupla mista com um homem e uma mulher como tripulantes. "Será, sem dúvida, um grande evento. Estamos preparando uma competição especial com todos os cuidados e protocolos diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19)", diz Mario Martinez, comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).

"Todos os campeões da Santos-Rio presentes nessa edição serão homenageados na largada, teremos a presença de uma fragata da Marinha do Brasil, um desfile de barcos a partir das 10h30 na Ponta da Praia em Santos e uma salva de canhão para cada barco vencedor da história da Santos-Rio", encerra Martinez.

Agência Brasil