Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz conquistam os troféus de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2021

Atletismo

08/12/2021 17h23

Prêmio Brasil Olímpico

Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz conquistam os troféus de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2021

Fernanda Garay foi escolhida a Atleta da Torcida na maior votação da história da festa organizada pelo COB. Janeth Arcain foi homenageada com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva
1 | 3
O campeão olímpico Isaquias Queiroz recebeu o prêmio de melhor do ano no masculino. Foto: Gaspar Nóbrega/COB
2 | 3
Janeth Arcain recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Foto: Gaspar Nóbrega/COB
3 | 3
Fernanda Garay ganhou o prêmio da torcida. Foto: Gaspar Nóbrega/COB
08122021_isaquias.jpg
pbo2021_GN_071221_051.jpg
127A7732.jpg

A premiação mais importante do esporte brasileiro foi histórica como o ano de 2021. A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2021, organizada nesta terça-feira, 7.12, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reuniu e homenageou atletas e medalhistas que ajudaram o Time Brasil a quebrar todos os recordes nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Dois deles foram os grandes vencedores da festa organizada em Aracaju (SE): Rebeca Andrade (ginástica artística) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) foram eleitos os Melhores Atletas do Ano.

“É uma honra receber esse troféu mais uma vez. Eu queria agradecer a todos do COB, à minha equipe, a todos de Lagoa Santa, à minha família e eu não podia deixar de agradecer ao Jesus Morlan. E ele ainda trouxe o Lauro de Souza, que me ajudou na missão de ser campeão olímpico”, agradeceu Isaquias, que se tornou o maior vencedor do troféu Melhor Atleta do Ano. Ele ganhou o prêmio em 2015, 2016, 2018 e agora em 2021.

Rebeca Andrade não pôde comparecer à premiação e enviou um vídeo de agradecimento. "Esse momento é muito importante para mim, minha carreira é cheia de altos e baixos e este ano consegui realizar todos os sonhos e objetivos. A rede de apoio do COB, da CBG e do Flamengo me ajudaram. O Chico, meu treinador, então, nem se fala. Hoje sinto que esse prêmio não é só meu, é de todos nós. Somos todos Atletas do Ano e tenho muito orgulho de vocês e das nossas histórias", disse Rebeca.

Realizado desde 1999, e pela primeira vez no Nordeste, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE), o Oscar do esporte brasileiro não aconteceu em 2020 devido a pandemia da COVID-19. O retorno do evento foi uma grande celebração à campanha histórica do Brasil em Tóquio, quando a delegação brasileira conquistou 21 medalhas, recorde em toda a participação brasileira, iniciada nos Jogos da Antuérpia 1920. Todos os medalhistas presentes à cerimônia subiram ao palco e foram ovacionados pelo público presente.

A cerimônia reservou homenagens a atletas que estão no início de suas trajetórias e ídolos que marcaram gerações. Maria Eduarda Alexandre, da ginástica rítmica, e Igor de Queiroz, do wrestling, representaram a delegação que levou o Time Brasil a vencer a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Junior Cali, encerrados no último domingo.

pbo2021_GN_071221_051.jpg
Janeth Arcain recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Janeth homenageada

Janeth Arcain foi ovacionada quando subiu ao palco para receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. A ex-atleta, prata em Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000 com a seleção feminina de basquete, foi agraciada com a láurea destinada a personalidades do esporte que representem os valores que marcaram a vida e a carreira do saltador, como ética, espírito coletivo, eficiência técnica e física, respeito ao próximo e companheirismo.

“Receber esse troféu é um momento de representatividade. Foram 21 anos dedicados à seleção, abri mão de muita coisa e isso vai de encontro com os valores que Adhemar tinha, como dedicação, excelência, ética. Muitos desses valores me foram passados pela minha mãe Rita e tento passar para crianças que frequentam a minha instituição”, declarou Janeth.

A disputa pelo troféu Atleta da Torcida contou com mais de 395 mil votos no site do PBO, a maior votação de toda as edições. Pela primeira vez o COB selecionou 20 atletas que brilharam neste ano olímpico e se destacaram em suas redes sociais. Com 42,51% dos votos, o público escolheu Fernanda Garay (vôlei), dona de duas medalhas olímpicas, ouro em Londres 2012 e prata em Tóquio, para levar o prêmio deste ano.

“Foram quase 400 mil votos? Nossa! Nessa noite, além de representar o meu esporte eu fui eleita pelo voto popular como Atleta da Torcida. Meus adversários eram atletas muito feras. Muito obrigada a todos que votaram em mim. Encerro meu ano esportivo com a prata em Tóquio 2020 e com esse Troféu. Isso só demonstra que tracei o caminho de forma correta e com dedicação ”, disse a craque da seleção brasileira.

Aliado ao talento dos atletas, o recorde de medalhas do país em Tóquio 2020 foi atingido em grande parte pelo fundamental trabalho de seus treinadores. Seis técnicos campeões olímpicos no Japão foram escolhidos para receberem os troféus de Melhores Treinadores do Ano em reconhecimento à qualidade e excelência destes profissionais: André Jardine (futebol), nas modalidades coletivas; Fernando Possenti (maratonas aquáticas), Francisco Porath (ginástica artística), Javier Torres (vela), Lauro Souza (canoagem velocidade) e Mateus Alves (boxe).

Vencedores em cada modalidade do Prêmio Brasil Olímpico 2021:

Atletismo - Alison dos Santos
Badminton - Ygor Coelho
Basquete 3x3 - Fabrício Veríssimo
Basquete 5 x 5 - Clarissa dos Santos
Beisebol - Thyago Vieira
Boxe - Hebert Conceição
Canoagem Slalom - Ana Sátila
Canoagem Velocidade - Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX Freestyle - Eduarda Bordignon
Ciclismo BMX Racing - Renato Rezende
Ciclismo Estrada – Vinícius Rangel
Ciclismo Mountain Bike - Henrique Avancini
Ciclismo Pista - Wellyda Rodrigues
Desportos na Neve - Michel Macedo
Desportos no Gelo - Nicole Silveira
Escalada Esportiva - Felipe Ho Foganholo
Esgrima - Nathalie Moellhausen
Futebol - Richarlison
Ginástica Artística - Rebeca Andrade
Ginástica de Trampolim - Camilla Gomes
Ginástica Rítmica - Duda Arakaki
Golfe - Alexandre Rocha
Handebol - Bruna de Paula
Hipismo Adestramento - João Victor Oliva
Hipismo CCE - Carlos Parro
Hipismo Saltos - Marlon Zanotelli
Hóquei sobre Grama e Indor - Vinicius Vaz
Judô - Mayra Aguiar
Karatê – Vinícius Figueira
Levantamento de Pesos - Jaqueline Ferreira
Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha
Nado Artístico - Laura Miccuci e Luisa Borges
Natação - Bruno Fratus
Pentatlo Moderno - Danilo Fagundes
Polo Aquático - Ana Beatriz Mantellato
Remo - Lucas Verthein
Rugby - Isadora Cerullo
Saltos Ornamentais - Kawan Pereira
Skate - Rayssa Leal
Softbol - Mariana Pereira
Surf - Italo Ferreira
Taekwondo - Milena Titoneli
Tênis - Luisa Stefani e Laura Pigossi
Tênis de Mesa - Hugo Calderano
Tiro com Arco - Marcus D’Almeida
Tiro Esportivo - Felipe Wu
Triathlon – Vittoria Lopes
Vela - Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei – Fernanda Garay
Vôlei de Praia - Duda Lisboa
Wrestling - Laís Nunes

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil