Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Quatro brasileiros disputam Mundial Paralímpico de Tiro Esportivo na Austrália

Tiro esportivo paralímpico

11/10/2019 16h38

Tiro esportivo

Quatro brasileiros disputam Mundial Paralímpico de Tiro Esportivo na Austrália

Maior edição da história da competição terá cerca de 300 atiradores e distribuirá vagas diretas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

O Campeonato Mundial Paralímpico de Tiro Esportivo começa na noite desta sexta-feira (11) em Sydney, na Austrália. O evento se estenderá até o dia 18 e contará com a participação de 300 atletas de 58 países. O Brasil será representado por quatro atletas. Esta é a competição mais importante da temporada para a modalidade e vale vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

tiroesportivomundial.jpg
Foto: Divulgação/CPB

Ao todo, 53 vagas para Tóquio 2020 estarão em jogo. O melhor atirador em cada disciplina assegura um lugar para seu respectivo país. Caso o atleta já tenha se classificado, o próximo mais bem posicionado da prova assegura a qualificação ao seu país. No Mundial, o Brasil poderá conquistar até três vagas para os Jogos.

O país será representado pelos paulistas Alexandre Galgani e Carlos Garletti, a fluminense Débora Campos e o gaúcho Geraldo Rosenthal. Os brasileiros buscam uma medalha inédita em Mundiais. Galgani já conquistou uma vaga no início deste ano. Confira aqui o perfil dos atletas que disputam o Mundial.

A performance brasileira em solo australiano sucede a estreia da modalidade nos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru. Nossos atiradores conquistaram dez medalhas: foram duas de ouro, cinco de prata e três de bronze. O grande destaque foi Geraldo Rosenthal, que faturou dois ouros e uma prata. Galgani amealhou uma prata, assim como Garletti e Debora.

Após o Mundial de Sydney, os atletas terão apenas mais uma chance de classificação para os Jogos de Tóquio, em uma etapa da Copa do Mundo da modalidade ainda a ser definida.

No último Mundial, no ano passado, em Cheongju, na Coreia do Sul, o Brasil foi representado por três atletas e o melhor resultado foi o 13º lugar na pistola livre (P4) com Geraldo Rosenthal, que também bateu dois recordes das Américas nesta competição. Já nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Brasil teve a maior equipe de tiro esportivo de sua história nos Jogos Paralímpicos. Pela primeira vez, o país contou com três atletas, que se classificaram de forma direta, além de um que foi por convite. O grupo foi composto por Débora Campos e Geraldo Rosenthal, nas provas de pistola, e Alexandre Galgani e Carlos Garletti, nas provas de carabina. A melhor colocação foi o 13º lugar de Débora Campos na pistola de ar 10m feminino.

Confira a programação dos brasileiros no Mundial:

12/10 - P3 Pistola 25m - Geraldo e Debora; R3 Carabina de ar deitado 10m - Garletti;

13/10 - R4 Carabina de ar em pé 10m - Galgani;

14/10 - P5 Pistola de Ar Standard 10m – Geraldo; R7 Carabina 3x40- Garletti; P6 Prova mista (time) Pistola de Ar 10m Geraldo e Debora;

15/10 - R5 Carabina de ar deitado 10m – Galgani; P4- Pistola Livre 50m - Geraldo;

17/10 - P2 Pistola de ar 10m - Debora; R6 Carabina Deitado 50m - Garletti; R9 Carabina 50m - Galgani;

18/10 - P1 Pistola de ar 10m – Geraldo.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro