Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção Permanente de atletismo entra na fase dois de olho em Paris 2024 e Pan 2023

Atletismo

18/11/2022 17h33

Atletismo

Seleção Permanente de atletismo entra na fase dois de olho em Paris 2024 e Pan 2023

Por meio de apoio aos atletas e treinadores, iniciativa visa garantir resultados expressivos nas principais competições internacionais

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou o início da Fase 2 do Programa de Seleção Permanente (PSP), que está sendo implantada em novembro e terá validade até agosto de 2023.

A missão é garantir resultados internacionais expressivos como a conquista de medalhas e o alcance de finais, semifinais e classificações específicas em Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Jogos Pan-Americanos. 

"O objetivo do programa é potencializar as chances de resultados, por meio de apoio financeiro mensal para atletas e da disponibilização de recursos para viagens", explicou o diretor Técnico da CBAt, Jorge Bichara.

image.jpeg
Foto: Carol Coelho/ CBAt

Os conceitos que orientaram os critérios estabelecidos na Fase 2 do Programa foram apresentados para toda a comunidade esportiva. O número 1 é justamente o foco no resultado esportivo: busca por classificações, finais e medalhas. 

Ainda estão dentre os conceitos listados que o apoio financeiro é complementar ao trabalho das entidades de prática do atletismo; a valorização da competição alvo para a CBAt e o atletismo; e a preservação de atletas em condições especiais, como as grávidas, considerados resultados obtidos em temporadas anterior para efeito de inclusão na fase 2 do programa.

O Programa prevê apoio financeiro mensal (não é remuneração salarial) de acordo com a realidade financeira da CBAt e a disponibilização de recursos para uso com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e traslados para a participação em competições e treinamentos no exterior.

Todos os selecionados – atletas e treinadores - receberão plano de saúde da Prevent NewOn (NewOn Adesão Premium Apartamento), visando o controle, manutenção e atendimento das necessidades das condições de saúde e desempenho, desde que cumpram os requisitos de inscrição/renovação de matrícula junto ao patrocinador da CBAt.

A definição de todos os selecionados ocorreu de acordo com o nível em que o atleta/treinador se encontra identificado e sua aplicação se dará por meio da aprovação de seu planejamento para a temporada juntamente com a Diretoria Técnica da Confederação. Esse planejamento deverá ser apresentado à CBAt em modelo elaborado pela própria entidade até o fim de dezembro.

Não há acúmulo de benefícios por atletas ou treinadores que se encontrem em mais de uma categoria de atendimento, sendo assim o beneficiário contemplado na categoria de maior valor.

A seleção foi feita a partir de resultados obtidos na temporada de 2022. Para as análises foram considerados os rankings mundiais atualizados de resultados outdoor e indoor da World Athletics, contabilizando no máximo três atletas por país, sendo analisadas as posições dos brasileiros nas listas de marcas e do Top List. 

No Mundial de Oregon, realizado em julho, nos Estados Unidos, o Brasil conseguiu a sua melhor campanha  da história. Com a participação de 57 atletas (23 mulheres e 34 homens), o Brasil fez 10 finais (em provas no estádio, de pista e campo, e os que ficaram entre os oito primeiros em provas de rua). 

Além disso, a seleção teve como grande destaque individual o paulista Alison dos Santos ao conquistar a medalha de ouro nos 400 m com barreiras, com 46.29, novo recorde do campeonato, sul-americano, brasileiro e o terceiro melhor tempo no ranking histórico da World Athletics da prova. A catarinense Letícia Oro Melo ficou com a medalha de bronze no salto em distância,  com 6,89 m (1.1).

A Fase 3 do Programa de Seleção Permanente está condicionada à renovação de contrato de patrocínio. O programa como um todo, dependendo da renovação, terá validade entre o período do ciclo Olímpico de Paris (1/9/2021 até 30/8/2024), sendo dividido em 3 fases de execução.

Em caso do não cumprimento do planejamento técnico apresentado e aprovado, o declínio de desempenho em treinamentos e competições e condutas antidesportivas e disciplinares, o atleta ou treinador poderão ser excluídos do Programa a qualquer momento dentro do período de execução do Programa.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)