Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação 2019 começa nesta sexta (10)

Natacao paralímpica

09/05/2019 16h31

Natação Paralímpica

Primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação 2019 começa nesta sexta (10)

Competição será a última oportunidade para conquistar vaga no Parapan e no Mundial e reunirá 236 nadadores de 14 Estados e o Distrito Federal

A primeira etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação começa nesta sexta-feira (10.05). A competição sediada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, terá 236 atletas de 14 Estados mais o Distrito Federal em ação até o sábado (11). Este evento é a última oportunidade para os nadadores atingirem os índices classificatórios para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e o Mundial da modalidade, em Londres, que acontecerão no segundo semestre. Um dos competidores que nadarão pela vaga no Mundial é o paulistano João Pedro Drumond, que tem 16 anos.

Há duas semanas, João Pedro competiu no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação. Na piscina do CT Paralímpico, ele nadou os 50m livre em 26s44, apenas um centésimo acima do índice classificatório, da classe S9, para o Mundial de Londres. Na ocasião, 21 nadadores atingiram o índice para o Mundial e 32 para o Parapan de Lima.

nataoparalimpico.jpg
Foto: Alê Cabral / CPB

"Estou tranquilo para competir na Nacional do Circuito Loterias Caixa. O fato de ter faltado um centésimo aconteceu porque errei em alguma coisa no momento da prova. Fiquei com raiva na hora, baixei o meu tampo, mas bati na trave do índice. No dia seguinte, eu fiz uma avaliação biomecânica para descobrir como eu poderia melhorar a minha marca", relatou João Pedro, que nada pelo clube Ciedef.

O nadador nasceu com má formação no braço esquerdo, abaixo do cotovelo e iniciou na natação aos três anos, mas praticava com os atletas convencionais. Quando decidiu competir, conheceu o Movimento Paralímpico e disputou as Paralimpíadas Escolares, em 2016. Assim que completou a idade mínima, 14 anos, começou a participar do Circuito Brasil Loterias Caixa, principal competição da modalidade em território brasileiro.

Os índices estabelecidos como critério para convocação da Seleção que representará o Brasil em grandes competições são calculados pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com base no ranking mundial da modalidade. Na primeira etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa, nomes como o catarinense Talisson Glock (classe S6), a gaúcha Susana Schnarndorf (S4) e os paulistas Esthefany Rodrigues (S5) e Carlos Farrenberg (S13) também nadarão pela marca classificatória.

A segunda etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação será nos dias 13 e 14 de julho, no CT Paralímpico, em São Paulo. Já a terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, que está programado para ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro, também no CT, e reunirá os melhores nadadores do ano.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)