Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Paulo Roberto faz índice olímpico para maratona

Atletismo

23/02/2020 12h51

Atletismo

Paulo Roberto faz índice olímpico para maratona

O atleta, de 40 anos, foi 24º na Zurique Maratona de Sevilha, com o tempo de 2h10min08, sua melhor marca pessoal e com a qual atingiu a qualificação para os Jogos de Tóquio 2020

PauloRobertoAlmeidaPaulaFotoWagnerCarmoCBAt.jpg
Paulo Roberto Almeida Paula. Foto: Wagner Carmo/CBAt

O brasileiro Paulo Roberto de Almeida Paula, que corre pela equipe portuguesa Run Tejo, foi 24º colocado na Maratona Zurique de Sevilha, Espanha, com o tempo de 2h10min08, conseguindo o índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (a marca exigida é 2h11min30). Paulo Roberto fez sua melhor marca pessoal - a anterior, de 2h10min23 havia sido estabelecida em Pádua, Itália, 2012 - e passa a ser o primeiro do Ranking Brasileiro. Daniel Chaves tem 2h11min10, tempo obtido na Maratona de Londres, em 2019. A vitória em Sevilha ficou com o etíope Mekuant Ayenew Gebre, com 2h04min46, seguido pelo queniano Barnabas Kiptum, com 2h05min05 e pelo etíope Regasa Bejica, com 2h06:min4.

"Foi uma prova tática, tinha em mente correr a 3min06, 3min07 por quilômetro e foi o que aconteceu. Estou feliz pelo índice e por estar quebrando as barreiras da idade", disse Paulo Roberto, que completará 41 anos em 8 de julho.

Logo após os Jogos Olímpicos do Rio 2016 o atleta e seu treinador Luís Fernando Almeida Paula se preocuparam em estabelecer um planejamento em função da idade de Paulo Roberto, o que poderia favorecer pela experiência ou afetar a preparação pelo desgaste. "Trabalhamos bastante a meia maratona e algumas provas de 10Km, mas sempre visando a maratona, porque o foco era ele estar numa Olimpíada em condições de boa performance", explica Luis Fernando.

O treinador revelou que o objetivo na preparação do atleta foi ganhar volume. Assim, as provas de meia maratona e de dez quilômetros serviram como treinos de luxo. Luis Fernando garantiu que Paulo Roberto está muito feliz e mesmo com 40 anos quer um bom resultado na Olimpíada. "Temos a pretensão de correr mais uma maratona, provavelmente a de Hamburgo, para melhorar ainda o tempo", diz Luis Fernando.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo