Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Paulo André chega ao quinto título do Troféu Brasil de atletismo nos 100m

Atletismo

12/06/2021 12h09

Atletismo

Paulo André chega ao quinto título do Troféu Brasil de atletismo nos 100m

Ana Claudia Lemos levou a melhor na prova mais rápida do atletismo

Sobrou emoção nas finais dos 100 m do 40º Troféu Brasil de Atletismo, nesta sexta-feira (11.06) no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros-SP) conquistou a quinta vitória consecutiva, enquanto Ana Claudia Lemos (SRM-SC) voltou a vencer depois de uma série de contratempos.

“Desta vez tive uma energia surreal, um combustível extra, que foi a notícia de que serei pai de um menino em setembro. Estou feliz e ansioso”, disse Paulo André, de 22 anos, qualificado para os 100m para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele venceu com o tempo de 10s09, seguido de Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP), com 10s14, e de Rodrigo Nascimento (CT Maranhão), com 10s24.

Paulo André: cinco vitórias nos 100m na história do atleta no Troféu Brasil. Foto: Wagner Carmo/CBAt

“Esperava uma marca melhor, mas depois da chuva achei a pista pesada. Isso não é desculpa. Os atletas têm de estar prontos para enfrentar qualquer situação”, lembrou Paulo André. “Agora é focar nos treinos para a Olimpíada, ganhar na parte técnica e no desempenho físico”, completou o velocista, que retornará a Vila Velha (ES).

Já Ana Claudia fez uma declaração emocionada ao treinador Katsuhico Nakaya, logo após a conquista da medalha de ouro, com 11s62. “Ele é uma pessoa que sempre me apoiou, é muito especial e como se fosse o meu segundo pai”, comentou Ana Claudia, que enfrentou uma suspensão por doping e várias lesões seguidas nos últimos anos, sendo a mais grave no tendão de Aquiles direito em 2018, quando pensou em encerrar a carreira. “Meu ciclo olímpico foi difícil. Consegui provar minha inocência no caso do doping e me recuperar dos problemas físicos. Este foi meu quinto título do Troféu Brasil, um alívio e um grande ânimo”, completou a velocista, que espera a qualificação do Brasil para os Jogos Olímpicos no revezamento 4 x 100m. “Faltam preencher duas vagas e, por enquanto, estamos com a penúltima pelo Ranking.”

Bruna Jéssica Oliveira Farias (CT-Maranhão) garantiu a medalha de prata, com 11s63, mesmo tempo de Ana Carolina de Jesus Azevedo (CT-Maranhão), ganhadora da medalha de bronze.

No salto com vara, Augusto Dutra (Pinheiros) alcançou o seu objetivo e quebrou o recorde do Troféu Brasil no salto com vara, com 5,72m. O recorde anterior era de Fábio Gomes da Silva, com 5,71m, desde 2014. “Durante a prova aconteceram várias coisas - eu não consegui achar minha marca no aquecimento, choveu, parou, aqueci, desaqueci... Saltei 5,40 m, ganhei o Troféu e me sentia cansado. Achei que tinha dado. Por insistência do meu técnico, Henrique Martins, saltei 5,62 m e de novo a pedido dele fui tentar e saltei 5,72m.”

Augusto está esperando a confirmação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), mas sua expectativa é ir para a Polônia antes de embarcar para o Japão. Abel Curtinove (AABLU-SC) ficou na segunda colocação, com 5,20m, seguido Lucca Leonardo Radhuany Torres (IEMA-SP), com 4,95m.

Rafael Henrique Campos Pereira, campeão sul-americano de Guayaquil, no Equador, confirmou o favoritismo e venceu os 100m com barreiras. O atleta do Clã Delfos obteve a marca de 13s50. “Há um ano e meio era uma missão impossível vencer o Troféu. Hoje é uma realidade. Eu quero fazer o índice olímpico de qualquer forma e os títulos sul-americano e brasileiro foram importantes nessa ‘pegada’ para a Olimpíada. E o prazo ainda não fechou. Acredito que ainda vou conseguir”, disse. Eduardo de Deus (CT-Maranhão), qualificado para a Olimpíada, terminou em segundo, com 13s58, e Matheus Nunes Rocha (Associação de Atletismo Pista-SP) ficou em terceiro, com 13s96.

Nos 100m com barreiras, Ketiley Batista (ASPMP-SP) ganhou o tricampeonato brasileiro, com 13s04 (-1.0). “A vitória tinha grande importância para mim, buscando o terceiro título. Eu também estava buscando o índice, mas infelizmente o tempo ainda não saiu. Estou em 29º lugar no Ranking de Pontos (entre 40), mas a busca é pela marca para ter vaga garantida. Quero sair para a Europa, se conseguir.”

Micaela Rosa de Mello (UCA-SC) ficou com a prata, com 13s18, e Vitoria Sena Batista Alves (ASUFAM-SP), com o bronze, com 13s37.

Ocorreu drama no salto triplo feminino. Keila Costa (Atletas com Futuro-PE) venceu a prova, com 13,79m, marca alcançada no quarta tentativa. No sexto e último salto, a pernambucana de 38 anos sofreu uma contratura no reto femural da perna direita, lesão de grau 1. Vai tratar na própria estrutura do Troféu Brasil até domingo. Saiu do salto em distância cuja qualificação seria na manhã deste sábado (12/6). Gabriele Santos (Pinheiros) ficou em segundo lugar, com 13,64 (1.0), seguida de Ketllyn Pamela Daniel Zanette (CAC-SC), com 13,43 m (0.7).

A prova dos 20.000 m marcha atlética abriu a segunda etapa da competição na manhã desta sexta. Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ) conquistou a medalha de ouro, com o tempo de 1h36min31s50. Foi a terceira vitória da atleta carioca, de 27 anos, no Troféu Brasil. Ela já havia sido campeã dos 35km m e dos 50km, especialidade em que recordista nacional, com 4:22:46.

Gabriela Muniz (CASO-DF) ficou com a medalha de prata, com 1h38min44s37, seguida de sua companheira de equipe Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa, com 1h40min33s17.

Confederação Brasileira de Atletismo