Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Parque Olímpico da Barra recebe Grand Prix para testar seleção de boxe que vai a Tóquio

Atletismo

24/06/2021 19h44

Legado

Parque Olímpico da Barra recebe Grand Prix para testar seleção de boxe que vai a Tóquio

Evento dará ritmo de luta para os sete brasileiros qualificados para os Jogos Olímpicos. Cada um deles lutará com três adversários entre os melhores do ranking nacional

A Arena Carioca 2 do Parque Olímpico da Barra será palco, entre os dias 28 de junho e 1 de julho, do 1º Grand Prix de Boxe Olímpico. O evento vai reunir os sete atletas classificados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Campeã mundial, Bia Ferreira é um dos destaques da equipe nacional. Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br

Cada um dos pugilistas fará lutas contra três adversários de sua mesma categoria selecionados entre os melhores colocados do ranking nacional. Ao todo, serão 28 atletas em ação. A ideia é permitir a melhor preparação possível para o elenco nacional antes da estreia na capital japonesa.

Nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, a modalidade conquistou duas medalhas de bronze e uma de prata em Londres 2012 e uma de ouro, com Robson Conceição, nos Jogos Rio 2016.

No ciclo para Tóquio, Beatriz Ferreira, uma das sete atletas classificadas para Tóquio, conquistou o título mundial em 2019, na Rússia, na categoria até 60kg. Os outros representantes brasileiros em Tóquio serão Abner Teixeira (91kg), Graziele Jesus (51kg), Hebert Souza (75kg), Jucielen Romeu (57kg), Keno Marley (81kg) e Wanderson de Oliveira (63kg).

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, as disputas do boxe serão entre 24 de julho e 8 de agosto, na Arena Kokugikan, um palco tradicional do sumô na capital japonesa. A arena tem capacidade para até 7.300 espectadores. 

Do grupo, seis atletas são integrantes do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal, executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. As três meninas pertencem à categoria Pódio, a principal do programa. Hebert, Abner e Keno integram a categoria Internacional. 

No ciclo desde os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Governo Federal investiu de forma direta via Bolsa Atleta R$ 6 milhões no boxe. Somados, os seis atletas classificados para Tóquio receberam repasse direto equivalente a R$ 750 mil.

Protocolos sanitários

A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania é responsável pela gestão do Centro Olímpico de Tênis, das Arenas Cariocas 1 e 2 e do Velódromo do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. A cessão dos espaços para confederações esportivas demanda, nesse período, a adoção de uma série de medidas e protocolos sanitários, assim como ocorreu durante a realização do Pan-Americano de Ginástica e, mais recentemente, para treinos da seleção de tênis de mesa e para as eliminatórias da Copa do Mundo de Beach Soccer.

Com isso, há restrição de acesso aos corredores, uso obrigatório de máscara pelos participantes e instalação de higienizadores. Bebedouros e filtros são liberados apenas para encher garrafas individuais e há a necessidade de um cronograma de limpeza regular para todas as áreas comuns, banheiros e vestiários, e limpeza regular de maçanetas, corrimãos e superfícies frequentemente tocadas. Os eventos são realizados sem a presença de público.

Rededoesporte.gov.br