Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Paralimpíada de Inverno tem início em 11 dias. Brasil terá três atletas

Geral

26/02/2018 21h33

PyeongChang 2018

Paralimpíada de Inverno tem início em 11 dias. Brasil terá três atletas

Competição reunirá mais de 600 atletas de 46 países de 9 a 18 de março na Coreia do Sul. Equipe do Brasil fará sua segunda participação na história do evento

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 começam em 11 dias. A competição, que reunirá mais de 600 atletas de 46 países, terá a abertura no dia 9 de março e as disputas vão até 18. O Brasil participará do evento pela segunda vez na história. A paranaense Aline Rocha e o rondoniense Cristan Ribera, do esqui cross-country, e o paulista André Cintra, do snowboard, serão os representantes.

Antes de entrarem na vila dos atletas em 3 de março, os brasileiros fazem a aclimatação na Itália e no Japão. Aline e Cristian já estão em Livigno e, Andre, em Aomori. A estreia nos Jogos será com a dupla do esqui cross-country, na noite do dia 10 (horário de Brasília). Já o snowboarder Andre compete em sua primeira prova no dia seguinte, 11, também no período noturno. No total, os representantes do Brasil disputarão medalhas em 10 ocasiões.

Aline Rocha vai se tornar a primeira atleta a disputar as Paralimpíadas de Verão e de Inverno. Foto: Leandro Martins/CPB/MPIX

A estreia do país na neve foi há quatro anos, nos Jogos de Sochi, na Rússia. Andre Cintra e Fernando Aranha, do esqui cross-country, integraram a equipe nacional. Além do snowboard e do esqui cross-country, estão no programa nesta edição dos Jogos o biatlo, o esqui alpino, o curling em cadeira de rodas e o hóquei em trenó.

“É a segunda vez seguida que o Brasil enviará uma delegação aos Jogos Paralímpicos de Inverno e, agora, com uma mulher na equipe. É gratificante ver a evolução que estas modalidades têm apresentado. Tenho certeza de que os três representarão muito bem o nosso país na Coreia do Sul”, disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

"Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado desde nossa primeira participação. Vamos contar com a experiencia do André Cintra, teremos a juventude do Cristian Ribera e uma mulher, pela primeira vez, com Aline Rocha. No total, competiremos em dez provas contra quatro de Sochi. O objetivo é bater as marcas conquistadas há quatro anos na Rússia", explicou Stefano Arnhold, presidente da CBDN.

Perfil dos atletas

Aline Rocha – Pinhão (PR)
Data de nascimento: 20/02/1991
Peso: 38 kg
Altura: 1,53
Classe: LW11 (sitting)
Modalidade: esqui cross-country
História: Aline sofreu um acidente de carro aos 15 anos que lhe causou uma lesão medular e a perda dos movimentos das pernas. Iniciou sua trajetória no esporte praticando atletismo, quatro anos após ter se acidentado. Há pouco mais de um ano, passou, também, a competir na neve, já que os movimentos do esqui cross country eram parecidos com o da corrida em cadeira de rodas. Participou dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 no atletismo.

Cristian Ribera – Cerejeiras (RO)
Data de nascimento: 13/11/2002
Peso: 45 kg
Altura: 1,60m
Classe: LW11 (sitting)
Modalidade: esqui cross-country
História: Cristian nasceu com artrogripose – doença congênita das articulações das extremidades – e, em busca de tratamento, mudou-se de Rondônia para São Paulo. Aos 15 anos, já passou por 21 cirurgias para a correção das pernas e hoje, além do esqui cross-country, também faz natação, atletismo e anda de skate.

André Cintra – São Paulo (SP)
Data de nascimento: 22/03/1979
Peso: 77kg
Altura: 1,80m
Classe: LL1 – lower limb impaired (deficiência nos membros inferiores)
Modalidade: Snowboard
História: Aos 17 anos, André sofreu um acidente de moto e teve que amputar a perna direita um pouco acima do joelho. Em 2010, se interessou pelo snowboard e resolveu se aventurar no esporte. Ele foi o primeiro atleta brasileiro a conseguir se classificar para os Jogos Paralímpicos de Sochi, em 2014, quando o Brasil fez sua estreia na competição de inverno.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro