Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Leticia Bufoni avançam à final do Mundial de Street e garantem vaga em Tóquio

Atletismo

04/06/2021 16h58

Skate Street

Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Leticia Bufoni avançam à final do Mundial de Street e garantem vaga em Tóquio

No masculino, definição dos qualificados pode vir a partir das semifinais, neste sábado (05.06)

Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Leticia Bufoni estão classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. As três skatistas da Seleção Brasileira garantiram a vaga matematicamente ao serem as únicas do Brasil a avançar à final do Mundial de Street, em Roma (ITA), nesta sexta-feira (04). Rayssa passou com a primeira colocação na semifinal, seguida por Pâmela (5ª) e Leticia Bufoni (8ª). A decisão feminina será no domingo (06.06), a partir das 8h30, com transmissão ao vivo pelos sites www.worldskate.tv e olympics.com. As disputas estão sendo no estádio Nicola Pietrangeli, no complexo esportivo do Foro Italico.

Pâmela e Leticia são integrantes da categoria Pódio, a principal do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro, executado pela secretaria especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Rayssa, de 13 anos, só não é bolsista ainda porque não cumpre o preceito previsto em lei de ter pelo menos 14 anos no ato da inscrição. Na categoria Park, que definiu a delegação na semana passada, os seis atletas confirmados também integram o Bolsa Atleta. 

04062021_skate_street32A.jpg
Pâmela, Rayssa e Leticia: trio vai representar o Brasil no skate street em Tóquio. Foto: Júlio Detefon/CBsk

“Tenho de agradecer a Deus, ao pessoal que está em Imperatriz (MA) torcendo por mim, à minha família. Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo agora. É o meu sonho estar lá e pude realizar hoje. Passamos eu, a Pâmela e a Leticia. O rolê feminino está aumentando cada vez mais e fico feliz por isso”, destaca Rayssa Leal.

“Tirar o foco do Mundial não tem como porque também é um dos meus sonhos, mas consigo, sim, pensar nas Olimpíadas agora. Não ficar tranquila, mas focar ainda mais nas Olimpíadas. Está chegando. Faltam agora 49 dias para pensar, refletir, ver o que está errando e evoluir para chegar com o maior objetivo de trazer a medalha para o Brasil. Eu, Rayssa e Leticia vamos representar muito bem nosso Brasil”, completa Pâmela Rosa.

“Hoje foi um dia que estou esperando há quatro anos. Chegou o momento decisivo para definir quem iria às Olimpíadas. Era o momento que eu mais esperava. Estou muito feliz. Estava difícil conseguir a vaga porque as meninas do Brasil estão andando muito bem. Deu tudo certo, mas ao mesmo tempo quero levar um dia após o outro. Quero fazer a final primeiro para depois pensar em Tóquio”, diz Leticia Bufoni.

Isabelly Ávila (9ª) e Virginia Fortes Aguas (10ª) - ambas da Seleção Brasileira - também representaram bem o skate brasileiro na semifinal e ficaram perto do top 8 que garante vaga na decisão. A sexta skatista do Brasil na semifinal foi Ariadne Souza, que fechou o dia na 25ª posição.

Semifinal masculina

Kelvin Hoefler, Carlos Ribeiro, Felipe Gustavo, Ivan Monteiro, Giovanni Vianna e Gabryel Aguilar estarão em ação na semifinal masculina, neste sábado (05.06), com início às 7h da manhã (de Brasília). Os oito melhores avançam à final. As vagas do masculino para as Olimpíadas de Tóquio podem ser definidas matematicamente já neste sábado (05).

Chances reais

skate é uma das novidades no programa olímpico de 2021. A modalidade vai estrear nos Jogos de Tóquio com competições nas modalidades Street e Park, no masculino e no feminino. Há um total de 80 vagas (40 em cada naipe, 20 para cada modalidade). Com qualidade do elenco, o Brasil tem chances reais de brigar por medalhas nas quatro competições. O torneio em Tóquio será no Parque Urbano de Ariaque, na mesma região em que serão disputadas as provas de ciclismo BMX.

Fonte: Confederação Brasileira de Skate