Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nathan Torquato e Silvana Fernandes conquistam vaga nos Jogos Paralímpicos

Taekwondo

11/03/2020 11h59

Taekwondo paralímpico

Nathan Torquato e Silvana Fernandes conquistam vaga nos Jogos Paralímpicos

Brasileiros foram campeões em suas categorias no qualificatório das Américas, na Costa Rica

Nathan Torquato e Silvana Fernandes vão se juntar a Débora Menezes e representarão o parataekwondo do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Nathan e Silvana asseguraram as vagas ao vencerem suas categorias no qualificatório das Américas, realizado nesta terça-feira (10.03), em Heredia, na Costa Rica. O evento, que foi realizado com portões fechados, por decisão do governo local devido à epidemia do coronavírus, definiu as últimas vagas do continente para a Paralimpíada.

A modalidade fará em Tóquio a estreia no programa dos Jogos Paralímpicos. Débora Menezes conquistou a vaga no fim de 2019, ao terminar a temporada com a segunda colocação no ranking mundial.

89502933_2471600613153501_6104889896336359424_o_3x2.jpg
Foto: CBTKD

Nascido em Praia Grande (SP), Nathan Torquato começou sua trajetória no taekwondo aos três anos de idade e, mesmo com uma dismelia no braço esquerdo, lutou por anos no taekwondo convencional e colecionou títulos, até entrar no parataekwondo em 2017.

Em sua estreia no qualificatório, Nathan enfrentou o colombiano Jorge Moreno. Em um confronto truncado e equilibrado, confirmou a vitória nos últimos minutos. Já na semifinal o brasileiro recuperou a confiança e venceu o confronto pelo vantajoso placar de 80 a 20, após os seis minutos de combates divididos em três rounds de dois minutos.

"Eu pratico taekwondo desde meus três anos de idade e me preparei muito para chegar até aqui e não deixo o favoritismo me atrapalhar. Quando criança minha mãe passava em frente uma academia e eu sempre pedia para entrar e uma vez ela me levou, desde então nunca mais saí. Não me lembro da minha vida sem o taekwondo" comentou.

Na sequência, o brasileiro encarou o cubano Yandry Dreke, na decisão da categoria até 61 quilos. Mais uma vez Nathan conseguiu impor seu ritmo forte e abriu vantagem, conseguindo administrar o placar no último round e tornando-se o primeiro homem do Brasil a representar o parataekwondo nas Paralimpíadas.

"Estou muito feliz em conquistar a vaga, mas este é somente o primeiro passo para alcançar um objetivo maior. Ainda tem muito por vir e esta vitória é mais uma página desse grande livro", analisou o atleta de 19 anos.

Já a paraibana Silvana Fernandes teve que colocar em prova toda sua concentração e preparação emocional para vencer a espera da hora da estreia. Com apenas 20 anos e o atual título dos Jogos Parapan-Americanos, Silvana entrou em luta na etapa da tarde, diante da jamaicana Shauna Kay, na decisão da categoria até 58 quilos.

Se no primeiro round as atletas se estudaram um pouco mais, a partir do segundo a brasileira conseguiu impor forte ritmo e abriu vantagem. Nos momentos finais, a brasileira soube se defender e, com pontos de contra-ataque, conseguir aumentar a diferença no placar.

"Estou muito feliz! Eu dedico esse troféu a todo Brasil e em especial ao pessoal da Paraíba, minha terra. É muito gratificante ver que o trabalho diário e feito nos bastidores deu resultado e agradeço a todos que estiveram comigo e me apoiaram a chegar até aqui. O povo brasileiro tem muita raça e isso ajuda a gente a chegar confiante", comentou Silvana.

Atleta de atletismo, da prova de lançamento de dardos, Silvana conheceu o parataekwondo somente em 2017 e desde então vem evoluindo técnica e taticamente. Praticante das duas modalidades até meados de 2019, a paraibana escolheu a luta e agora será representante da nação nos Jogos de Tóquio.

"Não me arrependo nem um pouco de escolher o parataekwondo. No começo não foi fácil 'bater' em alguém, mas essa vontade de sempre querer mais me fez gostar muito dos combates. Agora eu quero continuar me dedicando aos treinos e evoluir ainda mais", contou.

Outro brasileiro na competição, Bruno Motta, de 25 anos, não conseguiu superar o argentino Eduardo Samorano e ficou fora da sequência de lutas da categoria até 75 quilos. A equipe volta ao Brasil nesta quarta-feira (11) e espera a confirmação das datas dos próximos eventos da Federação Internacional.

Fonte: Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD)