Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nathalie Moellhausen e Guilherme Costa são os porta-bandeiras na Abertura de Assunção 2022

Geral

30/09/2022 16h38

Assunção 2022

Nathalie Moellhausen e Guilherme Costa são os porta-bandeiras na Abertura de Assunção 2022

Jogos Sul-Americanos têm início neste sábado (01.10). Brasil tem uma delegação de 464 atletas em 45 modalidades

A campeã mundial de esgrima Nathalie Moellhausen e o nadador Guilherme “Cachorrão” Costa, bronze nos 400m livre no Mundial Budapeste 2022, foram anunciados como porta-bandeiras do país na Cerimônia de Abertura dos Jogos Sul-americanos Assunção 2022, que terá início neste sábado, 1.10, no Estádio Defensores Del Chaco. Sebástian Pereira, chefe da Missão, deu a notícia aos atletas nesta sexta-feira, 30.09, na base do Time Brasil. A delegação conta com 464 atletas em 45 modalidades.

Um dos maiores destaques da nova geração da natação brasileira, Cachorrão, de 23 anos, já tem um histórico de sucesso em Jogos Sul-americanos. Na última edição, em Cochabamba 2018, ele faturou duas medalhas: ouro nos 400m livre e prata nos 1500m livre.

Foto: COB

“É uma competição superimportante, um passo para os Jogos Olímpicos. Eu já vivi essa experiência em 2018 e foi muito importante para o meu crescimento”, disse Guilherme.

Nathalie Moellhausen entrou para a história da esgrima e do esporte brasileiro ao conquistar o ouro na espada no Mundial de Budapeste, na Hungria, em 2019, numa campanha irretocável com 12 vitórias em 12 combates. Foi a primeira medalha do Brasil em um Mundial da modalidade. Nos Jogos Pan-americanos de Lima, conquistou o bronze na espada individual, repetindo o feito de Toronto 2015.

“É a minha primeira vez nos Jogos Sul-americanos. Estou vendo tudo que está sendo feito em Paris, onde moro. Acredito que Assunção 2022 é uma etapa importante nesse ciclo olímpico. Fico muito orgulhosa de representar os atletas brasileiros na Cerimônia”, disse a esgrimista.

A escolha dos porta-bandeiras mescla, além dos gêneros, a experiência de um dos maiores nomes do esporte olímpico do Brasil, com a juventude de um atleta em ascensão. Não haverá restrições à participação de atletas e oficiais no desfile de abertura, mas a recomendação é que, por conta do desgaste físico, atletas que compitam no dia 02 evitem a Cerimônia.

“A cerimônia é um momento único e que dá início ao grande evento! Tenho a certeza da vontade de todos estarem na cerimônia, mas precisamos preservar os atletas que irão competir no dia seguinte”, explicou Pereira.

Com duração prevista de duas horas, a Cerimônia de Abertura será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil a partir das 21h, no horário de Brasília. Será a primeira transmissão dos Jogos Sul-americanos na plataforma de streaming do COB.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)