Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Natação brasileira disputa, em Portugal, primeiro torneio desde início da pandemia

Natação

14/08/2020 10h13

Natação

Natação brasileira disputa, em Portugal, primeiro torneio desde início da pandemia

Parte da delegação que atualmente treina na cidade portuguesa de Rio Maior competirá no Open de Loulé

O Brasil será representado por 14 atletas no Open de natação de Loulé, em Portugal, que começa nesta sexta-feira (14.08) e prossegue até o domingo (16.08). Trata-se da primeira competição entre seleções da modalidade desde a interrupção dos eventos internacionais por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Pedro Spajari é um dos atletas que competirá no Open de Loulé, em Portugal. Foto: Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br

A equipe brasileira tem 14 atletas inscritos no Open de Loulé: Marcelo Chierighini, Pedro Spajari, Breno Correia, Gabriel Santos, Fernando Scheffer, Marco Antonio Ferreira Junior, Felipe França, Guilherme Guido, Leonardo Santos, Murilo Sartori, Viviane Jungblut, Diogo Villarinho, Alexandre Finco e Fernando Ponte.

Os nadadores brasileiros fazem parte da Missão Europa, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que levou atletas do país, com potencial olímpico, para treinos em Portugal, onde o Covid-19 está mais controlado. A delegação estava concentrada em Rio Maior, a 257 quilômetros de Loulé.

"Quando o COB e a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) sugeriram a viagem, a ideia era termos tranquilidade para os treinos. Paralelo a isso, recebemos o convite da federação portuguesa. Os atletas estavam em uma condição física boa, de certa maneira, pelo que conseguiram fazer em suas casas. Claro, ainda longe do ideal. Mas, mentalmente, a gente achou importante sugerir a participação. Mesmo que não venha um grande resultado, a competição serve para avaliar como eles estão", avaliou o treinador-chefe da seleção, Alberto Pinto, o Albertinho.

O torneio reunirá 78 atletas, de cinco nacionalidades. Além das seleções de Brasil e Portugal, que juntas soma 23 nadadores, o evento terá a participação de uma delegação da Espanha (32), dois competidores de Andorra e oito, seis portugueses e dois argelinos, que representarão os clubes lusitanos do Porto, Sporting, Benfica, Alges, Braga e Gafanha da Encarnação.

Segundo a CBDA, nadadores e comissão técnica brasileiros foram submetidos a testes de Covid-19 e tiveram resultado negativo. "Está sendo ótimo em Rio Maior. Vimos a felicidade dos atletas de poderem nadar contra outros atletas, que recomeçaram os treinos um, dois meses antes do Brasil, entendendo que será uma avaliação bacana", analisou Albertinho.

Fonte: Agência Brasil