Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Na retomada pós-pandemia, Bia Ferreira conquista o ouro no Torneio dos Balcãs

Boxe

24/10/2020 18h55

Boxe

Na retomada pós-pandemia, Bia Ferreira conquista o ouro no Torneio dos Balcãs

Brasileira chegou ao tricampeonato da competição. Integrantes da equipe feminina ainda trouxeram três pratas e um bronze

Beatriz Ferreira (60kg) fez o boxe do Brasil subir novamente ao lugar mais alto do pódio, após oito meses de espera em função da pandemia do novo Coronavírus. Bia sagrou-se tricampeã do Torneio dos Balcãs, realizado em Sófia, na Bulgária. A atleta é integrante da categoria Pódio, a principal do programa Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. 

24102020_bia.jpg
Equipe brasileira na Bulgária: um ouro, três pratas e um bronze. Foto: CBBoxe

A brasileira confirmou o seu atual momento como campeã Mundial e atual melhor atleta do mundo na categoria leve (60kg). Na final ela venceu Donjeta Sadiku, de Kosovo, por decisão unânime. Bia lutou contra três boxeadoras de ótimo nível, como atletas da Turquia e de Kosovo que foram medalhistas continentais em campeonatos de base na Europa, além de terem conquistado medalhas em diversas etapas do circuito europeu de Boxe Olímpico.

"Acabo de me tornar tricampeã do Torneio Internacional dos Balcãs. Muito feliz de conquistar mais este título. Obrigada a todos os meus patrocinadores e parceiros por acreditarem e lutarem junto comigo", escreveu a atleta em seu perfil no Instagram. 

A competição foi importante para a retomada das atividades em eventos “preparatórios”. Neste momento, o foco da equipe olímpica está nas eliminatórias para os Jogos de Tóquio. A previsão é que a classificatória ocorra em março.

 

Três pratas e um bronze

“A competição foi satisfatória para o regresso da equipe em competições oficiais após uma longa parada de oito meses. Seguiremos com a nossa preparação para os classificatórios olímpicos de março"
Mateus Alves, técnico da Equipe Olímpica Permanente de Boxe

Na mesma competição, Jucielen Cerqueira (57kg) realizou três lutas e só foi superada na final, em decisão unânime, pela veterana tri-campeã Europeia Stanamira Petrova, que foi eleita a melhor atleta da competição. Jucielen vem apresentando um ótimo desenvolvimento. Além de ter conquistado a prata nos Jogos Pan-americanos de Lima em 2019, subiu ao pódio em etapas do circuito europeu no ano passado.

O país conquistou outras duas pratas. Primeiro com Beatriz Soares, na categoria 69kg. Na final ela perdeu para atleta da casa Melis Yonuzova, em decisão dividida. A outra veio com Flávia Figueiredo (75kg). Ela perdeu a segunda luta para a medalhista Mundial Sennur Demir, da Turquia, por decisão unânime.

Por fim, Graziele de Jesus (51kg) fez apenas uma luta contra Busenaz Cakiroglu, da Turquia, que foi medalha de Prata no Mundial do ano passado. Grazi ficou com a medalha de Bronze.

“A competição foi satisfatória para o regresso da equipe em competições oficiais após uma longa parada de oito meses. Seguiremos com a nossa preparação para os classificatórios olímpicos de março", afirmou Mateus Alves, técnico da Equipe Olímpica Permanente de Boxe.

Fonte: Confederação Brasileira de Boxe