Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletas da Canoagem Slalom fazem os últimos treinamentos em Foz do Iguaçu

Canoagem

22/07/2016 16h54

Canoagem slalom

Atletas da Canoagem Slalom fazem os últimos treinamentos em Foz do Iguaçu

Equipe embarca para o Rio de Janeiro no domingo e, no dia 7 de agosto, inicia a disputa da modalidade nas Olimpíadas

Os cinco atletas olímpicos da Canoagem Slalom – Ana Sátila, Felipe Borges, Pedro Gonçalves e a dupla Charles Corrêa e Anderson Oliveira – realizam os últimos treinos de preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 no Canal Itaipu, casa dos atletas em parte da temporada olímpica, que teve início em 2012.

Para Ana Sátila, que representará o Brasil pelo K1 Feminino, passar por Foz do Iguaçu nesta reta final está sendo importante. “Ficar aqui treinando em casa é muito bom, ter sua família perto, comer bem e descansar bem é muito importante”, comenta a canoísta, que há quatro anos passou a morar na cidade.

A canoísta Ana Sátila, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012: desafio, agora, é em casa e com o apoio da família, dos amigos e dos torcedores brasileiros. Foto: Getty Images

O iguaçuense Felipe Borges diz que a “ficha já caiu” e que hoje não sente tanta pressão em ser um atleta olímpico. Representantes do C1 Masculino, ele comenta estar muito feliz em representar o país e ser sendo fruto de um projeto social. “Estou muito orgulhoso de ser o único representante de Foz do Iguaçu e também vir do Meninos do Lago”, comenta Borges, que iniciou no esporte graças ao Projeto Social Meninos do Lago, que dá a oportunidade para mais de 100 crianças e adolescentes de ingressar no esporte através da Canoagem Slalom.

Pedro Gonçalves, que vai remar no K1 Masculino, acredita que a vaga olímpica é resultado de um trabalho que está sendo realizado há tempos. “Nós trabalhamos quatro, cinco, seis anos para conquistar uma vaga”. Pedro garante estar calmo para o desafio. “Eu estou tranquilo. Estou procurando desfrutar de cada momento. É um momento único e tenho muitas expectativas”diz o canoísta, natural de Piraju/SP.

Disputando o C2 Masculino, Charles Corrêa e Anderson Oliveira estão em ritmo acelerado nos treinos. Para Anderson, o resultado depende da dedicação da dupla. “Não basta termos sincronia só dentro da água. É importante ter uma relação fora do barco”, ressalta.

Ettore Ivaldi é o treinador que acompanha os atletas desde o início do período olímpico. Para ele, o trabalho envolveu não só os canoístas olímpicos, mas também outros competidores brasileiros. “Chegamos trabalhando muito duro. Começamos com 19 atletas e chegamos a 24 para escolher os cinco que irão representar o Brasil”, recorda.

Os atletas embarcam no domingo (24.7) para o Rio de Janeiro. Na segunda-feira (25.7), eles iniciam a última temporada de treinos oficiais, que irá até o dia 6 de agosto. As provas de Canoagem Slalom nos Jogos Olímpicos serão disputadas entre os dias 7 e 11 de agosto.

Confira um pouco mais dos atletas da Canoagem Slalom:

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem