Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Meeting de Fortaleza encerra calendário de competições do CPB em 2021

Geral

14/12/2021 11h31

Paralímpicos

Meeting de Fortaleza encerra calendário de competições do CPB em 2021

O evento percorreu 9.124 km em quatro regiões do Brasil, passou por 16 cidades de 11 Unidades Federativas e registrou 2.372 inscritos

O calendário oficial de competições das modalidades administradas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro encerrou-se no último domingo, 12.12, com a etapa de Fortaleza do Meeting de atletismo e natação, que contou com 137 inscritos nas duas modalidades, disputadas na piscina do Clube Náutico Cearense e na pista e no campo da Unifor.

Em ano de pandemia, o Meeting substituiu o Circuito Regional de atletismo, halterofilismo e natação, e percorreu o Brasil desde 2 de outubro, começando por Porto Alegre.

Larissa Nakabayashi, ao lado do treinador Marcão, com medalhas conquistadas em Fortaleza. Foto: Daniel Brito/CPB


O evento percorreu 9.124 km em quatro regiões do Brasil (exceção à região Norte), passou por 16 cidades de 11 Unidades Federativas e registrou 2.372 inscritos. Tudo isso em 72 dias. Das 16 sedes, 15 receberam competições de atletismo e 11 de natação. Houve disputas de halterofilismo em cinco cidades.
"Os eventos tiveram que ser reduzidos, considerando a segurança de todos. Ressignificamos as ações, e felizmente foi possível gerar oportunidade de retomar a rotina de competição a mais de 2.300 pessoas com deficiência"
Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro 

"Os eventos tiveram que ser reduzidos, considerando a segurança de todos. Ressignificamos as ações, e felizmente foi possível gerar oportunidade de retomar a rotina de competição a mais de 2.300 pessoas com deficiência", disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e bicampeão paralímpico de futebol de cinco (para cegos), em Atenas 2004 e Pequim 2008.

O Meeting de Fortaleza foi uma síntese do que a competição representou em cada município que sediou uma etapa. Ao mesmo tempo que atletas de carreira internacional, com participação em Jogos Paralímpicos, se apresentaram pelo país, jovens talentos e estreantes também tiveram a oportunidade.

Em Fortaleza, a brasiliense Larissa Nakabayashi, representante do Instituto Pro Brasil-DF, estreou na classe S11 (para atletas cegos) e conquistou o ouro nos 50m livre com 38s34, marca que a coloca entre as 20 melhores do mundo neste ano.

A trajetória até chegar a Fortaleza foi extensa. Ela teve de vender docinhos em Brasília, onde vive, para arrecadar R$ 2 mil para viajar. "Vendi em um shopping, bem no centro de Brasília, aos amigos e também aos colegas de treino. Fico feliz que deu certo e pude vir aqui e nadar. Meu tempo não foi o esperado, mas tenho certeza que dá para melhorar", contou a nadadora que tem uma doença degenerativa que acarreta na perda de visão.

Ela é treinada por Marcos Lima, o Marcão, que é o responsável pela preparação técnica de Wendell Belarmino, campeão mundial e campeão paralímpico nos 50m livre. O nadador medalhista nos Jogos de Tóquio foi colega de turma de Larissa no ensino médio, e a convenceu a iniciar na natação. "Ela tem bastante talento e pode ser ainda melhor nos 50m e nos 100m livre", comentou Marcão.

Enquanto Larissa estreava, o Meeting também deu oportunidade a quem já está no mais alto rendimento. É o caso do cearense Francisco Jefferson de Lima, quinto lugar no lançamento de dardo dos Jogos Paralímpicos de Tóquio na classe F44. Ele voltou às competições na manhã de domingo, no campo da Unifor. Ficou com o ouro na etapa cearense do evento do CPB, com 54,20m.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)