Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Medina conquista o bi na etapa de Surf Ranch e assume liderança do circuito mundial de surfe

Atletismo

23/09/2019 10h56

Surfe

Medina conquista o bi na etapa de Surf Ranch e assume liderança do circuito mundial de surfe

Brasileiro venceu novamente na piscina com ondas artificiais, e fez dobradinha com Filipe Toledo, o segundo. Bicampeão mundial se destaca na disputa pela vaga olímpica em Tóquio

Dois títulos e um vice-campeonato nas três últimas etapas do Circuito Mundial de Surfe. É com essa performance que o brasileiro Gabriel Medina se consolidou, no fim de semana, como o líder da competição e forte candidato à vaga para a estreia da modalidade em Jogos Olímpicos, no Japão, em 2020. Bicampeão mundial, Medina venceu pela segunda vez a única etapa do circuito disputada fora do mar, na piscina com ondas artificiais montada pelo americano Kelly Slater em Lemoore, nos Estados Unidos.

Medina foi melhor desde a fase classificatória. Na decisão, cravou um 9,93, a maior nota já registrada em Surf Ranch, e somou 18,86 pontos para conquistar o título. Filipe Toledo somou 17,33 e, assim como no ano passado, levou a prata. O australiano Owen Wright terminou em terceiro, igualado com Toledo na nota, mas atrás nos critérios de desempate. Yago Dora foi outro brasileiro bem colocado, com a sexta posição.

Medina celebra o título em Surf Ranch com a bandeira brasileira. Líder do circuito e da briga pela vaga olímpica. Foto: WSL

Medina e Toledo lideram, agora, a corrida nacional pela vaga olímpica. Eles abriram quase 10 mil pontos de vantagem sobre Ítalo Ferreira, que terminou em nono nos Estados Unidos e ocupa a quinta colocação no circuito. Pelo critério definido para a modalidade, os dois melhores do país que fecharem a temporada no Top 10 mundial carimbam de forma automática o passaporte para os Jogos do Japão.

"Essa era a meta aqui. É uma vitória que me faz me sentir muito bem, porque essa onda é boa demais. Estou contra os melhores do mundo, então é um orgulho vencê-los. Estava me sentindo confiante. As minhas pranchas estavam demais. Foram longos três dias. Estou feliz com a performance. São pontos importantes. Espero manter os bons resultados até o fim do ano", afirmou Medina. Ele soma 44.695 pontos no ranking, contra 44.400 de Filipinho e 34.600 de Ítalo Ferreira.

No feminino, a vitória foi da americana Lakey Peterson, com 18,03 pontos. A francesa Johanne Defay fez 17,60 e ficou em segundo, enquanto as brasileiras Tatiana Weston-Webb (5º) e Silvana Lima (9º) ficaram fora da decisão. A 9ª das 11 etapas do Circuito Mundial tem início em 3 de outubro, na França.

Fonte: WSL