Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Maria Portela é campeã do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia

Atletismo

27/03/2021 14h16

Judô

Maria Portela é campeã do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia

Brasileira integrante da categoria Pódio, a principal do Bolsa Atleta, venceu a russa Madina Taimazova na final e garantiu a primeira medalha do Brasil na competição

A judoca brasileira Maria Portela garantiu o Brasil no lugar mais alto do pódio ao conquistar a medalha de ouro do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, neste sábado, 27.03. Ela bateu na final da categoria médio feminina (70kg) a russa Madina Taimazova. Foi a primeira medalha do país na competição e o primeiro ouro do judô brasileiro no ano olímpico. Com os mil pontos conquistados, Maria Portela deve subir no ranking mundial e se aproximar de uma posição de cabeça-de-chave para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A atleta é integrante da categoria Pódio, a principal do programa Bolsa Atleta, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. 

Maria Portela durante a luta na semifinal, contra Gabriela Willems, da Bélgica. Foto: Mayorova Marina/IJF

Portela é uma das atletas mais experientes do Circuito Mundial e seu último pódio foi também um ouro, no Campeonato Pan-Americano de Guadalajara, em novembro do ano passado.

Em Tbilisi, a gaúcha de Santa Maria venceu cinco combates para conquistar seu terceiro título de Grand Slam. Primeiro, superou Ugne Pileckaite, da Lituânia, nas puniçoes. Em seguida, bateu Donja Vos, da Holanda, por ippon, e, nas quartas-de-final, superou Asma Alrebai, do Barein, nas punições.

Para chegar à decisão, Portela foi estratégica e contra-golpeou a belga Gabriela Willems para anotar um waza-ari no golden score da semifinal. Na final contra Taimazova, a brasileira venceu nas punições (3-1) para finalizar o dia com o desempenho perfeito.

O Brasil ainda teve Ellen Santana nessa categoria. Ellen pegou, logo na primeira luta, a venezuelana Elvismar Rodriguez, que foi sua algoz na disputa de bronze do Grand Slam de Tashkent há duas semanas. Novamente, a brasileira levou a pior no combate e despediu-se mais cedo da competição.

27032021_portela32A.jpg
Foto: Mayorova Marina/IJF

Ketleyn em sétimo

No meio-médio feminino (63kg), a seleção contou com duas representantes e por pouco não teve mais uma atleta na disputa por medalhas. Depois de vencer Nadia Simeoli, da Itália, e Laerke Olsen, da Dinamarca, Ketleyn Quadros caiu para a russa Daria Davydova, nas quartas de final, e não conseguiu recuperar-se na repescagem diante da húngara Szofi Ozbas. Assim, a brasiliense fechou a participação com um sétimo lugar.

Na mesma categoria, Aléxia Castilhos começou bem a luta contra a chinesa Junxia Yang, pontuando com um waza-ari, mas sofreu a virada e não avançou na chave.

Masculino fora por Covid

O Brasil não teve representantes nas categorias masculinas neste sábado. Eduardo Katsuhiro (73kg) testou positivo para COVID-19 e foi afastado da competição. Como medida preventiva, o meio-médio Eduardo Yudy Santos (81kg), que teve contato próximo com Katsuhiro, foi igualmente retirado do evento, apesar de testar negativo. Ambos estão assintomáticos e cumprindo os protocolos necessários sob supervisão da comissão médica da CBJ presente na Geórgia.

Neste domingo, 28.03, último dia de competição, o Brasil contará com Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva (+100kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg).

Fonte: Confederação Brasileira de Judô