Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Maratona de Boston é cancelada pela primeira vez desde 1897

Atletismo

29/05/2020 14h55

Covid-19

Maratona de Boston é cancelada pela primeira vez desde 1897

Maratona mais antiga do planeta não será disputada, pois o prefeito Marty Walsh receia uma segunda onda de casos do novo coronavírus na cidade. Organização anuncia uma maratona virtual

Foto: Divulgação

A mais antiga maratona do planeta também foi abatida pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No final da noite de desta quinta-feira (28.05), os organizadores da Maratona de Boston, nos Estados Unidos, cancelaram a prova deste ano, que já havia sido transferida de 20 de abril para 14 de setembro.

A decisão foi tomada após o prefeito da cidade, capital de Massachusetts, Marty Walsh, admitir a inviabilidade do evento por razões de saúde pública. Desde a primeira edição, em 1897, a Maratona de Boston nunca havia deixado de ser realizada.

"Embora nosso objetivo e nossa esperança sejam progredir na contenção do vírus e na recuperação de nossa economia, esse tipo de evento não seria responsável ou realista em 14 de setembro ou em qualquer época do ano", afirmou Walsh, em entrevista coletiva. Ele disse estar preocupado com uma possível segunda onda de casos de Covid-19 na cidade. O estado de Massachusetts registra cerca de 92 mil casos confirmados do novo coronavírus e mais de 6.300 mortos. Anualmente, a Maratona de Boston reúne cerca de 30 mil corredores.

Maratona virtual

A Boston Athletic Association (B.A.A.) anunciou que a 124ª Maratona de Boston será realizada como um evento virtual. A maratona virtual de Boston será complementada por uma série de eventos virtuais durante a segunda semana de setembro.

"Nossa principal prioridade continua a proteger a saúde da comunidade, bem como nossa equipe, participantes, voluntários, espectadores e apoiadores", disse Tom Grilk, CEO do B.A.A. "Embora não possamos trazer o mundo para Boston em setembro, planejamos trazê-lo ao mundo para uma histórica 124ª Maratona de Boston".

Todos os participantes que foram originalmente inscritos no evento de 20 de abril de 2020 receberão reembolso total da taxa de inscrição associada à corrida e terão a oportunidade de participar da alternativa virtual à 124ª Maratona de Boston, que pode ser realizada a qualquer momento entre 7 e 14 de setembro. O B.A.A. também oferecerá uma série de eventos e atividades virtuais durante a Maratona de setembro, em um esforço para levar a experiência da Maratona de Boston aos Estados Unidos e a todo mundo.

As ofertas virtuais para os participantes durante essa semana incluirão painéis de discussão exclusivos, entrevistas com campeões e um kit de ferramentas da Maratona de Boston para download, que inclui elementos de corrida exclusivos, como uma linha de chegada imprimível, a parada do vencedor e muito mais. Mais detalhes serão enviados a todos os participantes em um futuro próximo.

Os participantes da maratona virtual de Boston em 2020 deverão completar a distância de 42,195km dentro de um período de seis horas e fornecer prova de cronometragem para a BA. Todos os atletas que completarem a corrida virtual receberão um programa oficial da Maratona de Boston, camiseta do participante, medalha e babador do corredor.

Fonte: Agência Brasil