Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lucas Verthein avança às semifinais do single skiff e busca fazer história no remo

Remo

25/07/2021 04h26

TÓQUIO 2021

Lucas Verthein avança às semifinais do single skiff e busca fazer história no remo

Remador igualou melhor resultado do Brasil na prova em Jogo Olímpicos. Ele volta à água na quarta-feira (28.07), às 11h18 do Japão, 23h18 de terça-feira (27.07), no Brasil

O remador Lucas Verthein avançou às semifinais do single skiff no Sea Forest Waterway, em Tóquio. O carioca fez o segundo melhor tempo de sua bateria, com 7min14s26. A disputa foi vencida pelo alemão Oliver Zeipler. Lucas fez a quinta melhor marca das quartas de final.

Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br

Verthein igualou o melhor resultado do remo brasileiro nesta prova na história dos Jogos Olímpicos. Classificado entre os 12 semifinalistas, ele repete o feito de Paulo Cesar Dvorakowski em Moscou 1980.

O brasileiro volta a remar em busca de uma vaga na final nesta quarta-feira (28.07), às 11h18 do Japão, 23h18 de terça-feira (27.07), no horário de Brasília.

Lucas é uma das promessas do remo brasileiro. Ele foi terceiro colocado no Mundial Júnior, em 2016, e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Para obter a vaga nos Jogos Olímpicos, o remador teve de conciliar a rotina de treinos com outras três atividades: a faculdade, o trabalho em uma loja de eletrônicos e as entregas de comida preparadas pela mãe.

Investimentos

Durante todo o ciclo entre os Jogos Rio 2016 e Tóquio 2021, Lucas Verthein contou com o suporte do Bolsa Atleta, programa de patrocínio direto do Governo Federal Brasileiro. Lucas é integrante da categoria Internacional do programa e também faz parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas, na Marinha do Brasil.

"Esses programas do Governo Federal são essenciais para um atleta ter o dia a dia mais tranquilo, comprar equipamentos, investir nele mesmo, ter a própria alimentação diferenciada. É uma coisa que faz muita diferença para você ficar com a mente tranquila, focada nos treinos. Sabendo investir esses recursos, muda muito a vida de um atleta", comentou o remador.

No ciclo entres os Jogos Rio 2016 e Tóquio 2021, o remo recebeu investimento direto, via Bolsa Atleta, de R$ 6,9 milhões, recursos que foram suficientes para a concessão de 482 bolsas de patrocínio direto a praticantes da modalidade que obtiveram resultados expressivos nas diversas categorias do programa. 

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil e Rededoesporte