Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Keno Marley fica com o vice-campeonato no Mundial de Boxe da Sérvia

Boxe

06/11/2021 10h00

'Boxe

Keno Marley fica com o vice-campeonato no Mundial de Boxe da Sérvia

Após duelo equilibrado em Belgrado, com decisão dividida, atleta baiano perdeu para Alfonzo Dominguez, cubano naturalizado pelo Azerbaijão, por 3 x 2

Faltou muito pouco para o brasileiro Keno Marley, de 21 anos, conquistar o título de campeão mundial na categoria até 86 quilos do boxe. O campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, em Buenos Aires, parou apenas diante do cubano Loren Alfonso Dominguez, de 26 anos, naturalizado pelo azerbaijão.

Após uma luta equilibrada em Belgrado na tarde de sexta-feira (5.11), o jovem baiano foi superado por Dominguez por 3 a 2, decisão dividida da arbitragem, e ficou com a prata.

Foto: Divulgação/COB

Para chegar à final, Marley derrotou o cazaque Bek Nurmaganbet, campeão asiático de 2019, na estreia. Na sequência, emplacou vitórias unânimes (5 x 0) contra o coreano Hyeongkyu Kim nas oitavas e contra o polonês Sebastian Viktozakdo, nas quartas. Na semi, o baiano despachou o belga Victor Schelstraete, também por 5 a 0.

O jovem baiano vem acumulando resultados promissores nos últimos três anos. Além do ouro em Buenos Aires, foi prata no Pan-Americano de Lima (Peru) e representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Lá, foi eliminado nas quartas de final, por 3 a 2, pelo britânico Benjamin Whittaker.

Com a prata conquistada por Marley nesta sexta (5), o Brasil chega a oito medalhas na disputa masculina em mundiais (um ouro, duas pratas e cinco bronzes), e quatro na feminina (dois ouros e dois bronzes), em competições da Associação Internacional de Boxe Amardor (Aiba) .

A primeira brasileira campeã mundial foi a peso-leve Roseli Feitosa, em 2010, e em 2019 foi a vez da peso leve Beatriz Ferreira colocar o ouro no peito. No masculino, o único campeão mundial até o momento é conterrâneo de Marley: Éverton Lopes faturou o título em 2011, na categoria até 64 kg (meio-médio ligeiro).

Fonte: Agência Brasil