Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Judô brilha e fecha Jogos Sul-Americanos da Juventude com seis ouros e uma prata

Judô

05/05/2022 08h38

Rosário 2022

Judô brilha e fecha Jogos Sul-Americanos da Juventude com seis ouros e uma prata

Brasileiros venceram as quatro categorias disputadas no último dia de competição na Argentina

Os judocas brasileiros que lutaram nesta quarta, 04.05, em Rosário, foram impecáveis e conquistaram as quatro medalhas de ouro possíveis no último dia de Jogos Sul-Americanos da Juventude. Bianca Reis (63kg), Mari Hayse Silva (78kg), Matheus Guimarães (81kg) e Jesse James Barbosa (100kg) terminaram o dia invictos, fazendo o hino nacional do Brasil tocar quatro vezes na arena argentina.

Com os ouros de Ernane Neves (66kg) e Agatha Benedicto (52kg), além da prata de Marcus Ramos (55kg), conquistadas no primeiro dia, o Brasil confirmou, mais uma vez, a hegemonia continental no judô, liderando o quadro geral da modalidade.

Matheus Guimarães conquistou o título na categoria -81kg. Foto: Beto Noval/COB

Quem abriu o dia dourado nesta quarta foi Bianca Reis, campeã pan-americana Sub-18 e Sub-21 no peso 57kg, e não se intimidou diante de possíveis adversárias mais pesadas, já que lutou no 63kg em Rosário. Ela venceu Antonella Ludena (VEN), Constanza Perez (CHI) e Luciana Julca (PER), todas por ippon para garantir o primeiro ouro do dia.

“Eu sempre falo que Jogos é como se fosse uma Olimpíada em miniatura, porque tem todos os esportes, a vila, essa experiência me dá muito mais vontade de continuar treinando, competindo. Eu consegui fazer as coisas que estava treinando, tem sempre o que corrigir, vou olhar minhas lutas depois. Mas consegui botar meu ritmo, meus golpes, fiz lutas boas”, avaliou a judoca brasiliense, da Academia Corpo Arte de Cultura Física.
Na sequência, Matheus Guimarães não deu chances a Jose Gonzalez (ECU) e projetou o adversário duas vezes para sagrar-se campeão sul-americano um mês depois de conquistar o ouro no Pan-Americano Sub-18. Nas preliminares, bateu Ramiro Pintos (URU) e Luis Pariche (VEN).

O terceiro ouro veio com Mari Silva que, assim como Bianca, lutou uma categoria acima da sua de origem, o 78kg. Mas, isso não foi problema para a brasileira, que dominou as adversárias, vencendo Hanellys Espina (VEN) e Karen Agudelo (COL) para faturar a medalha de ouro. Mari também é a atual campeã pan-americana Sub-18 nos 70kg.

“Eu estava muito nervosa com essa competição, muito ansiosa. Vinha me preparando desde fevereiro quando soube que eu iria vir. E o que fica é gratidão e o sentimento de que eu quero mais. Tem Mundial esse ano ainda e eu quero trazer a medalha de ouro. Foi minha primeira competição com o COB, é um orgulho imenso fazer parte do Time Brasil”, projetou a atleta do Club Athletico Paulistano (SP).

Por fim, Jesse James Barbosa (100kg) entrou determinado a manter o Brasil 100% e bateu Anthony Vargas (ECU) por ippon na grande final. Nas preliminares, já havia vencido Francisco Gonzalez (ARG) e Carlos Quinchen (CHI).

“É mais um passo rumo ao Mundial da Bósnia, com todo o esforço que venho tendo, os dias têm sido árduos, mas está dando certo. Fiz boas lutas e deu para sair com o ouro”, concluiu Jesse, judoca da Umbra/Vasco, do Rio de Janeiro.

RESULTADOS DO BRASIL NO JUDÔ

OURO
Agatha Benedicto (52kg)
Bianca Reis (63kg)
Mari Hayse Silva (78kg)
Ernane Neves (66kg)
Matheus Guimarães (81kg)
Jesse James Barbosa (100kg)

PRATA
Marcus Ramos (55kg)

4º LUGAR
Thayssa Moraes (44kg)

Fonte: Confederação Brasileira de Judô