Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jovane Guissone leva o ouro na etapa da Hungria da Copa do Mundo

Esgriga paralímpica

14/02/2020 22h09

Esgrima em cadeira de rodas

Jovane Guissone leva o ouro na etapa da Hungria da Copa do Mundo

Brasileiro foi o melhor na prova de espada. Evento soma pontos para o ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos

O gaúcho Jovane Guissone conquistou a medalha de ouro na etapa da Hungria da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas. O evento ocorre em Eger, na Hungria, e segue até domingo, 16.02.

Jovane faturou o ouro na espada, mesma prova em que foi campeão paralímpico em Londres 2012. O pódio foi completado pelo francês Yannick Ifebe, adversário de Guissone na final, e pelo russo Alexander Kurzin, bronze. O placar da final foi de 15 x 8.

Foto: CPB/Divulgação

Natural de Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, Jovane tem uma lesão medular causada por disparo de arma de fogo durante um assalto em 2005. Atualmente, o gaúcho ocupa a segunda colocação no ranking mundial na espada, atrás apenas do britânico Dimitri Coutya. Na prova do florete, na quinta-feira, 13, ele ficou na nona colocação. Esta etapa da Copa do Mundo soma pontos para o ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Sete esgrimistas brasileiros foram convocados para o evento: Alex Sandro Souza (categoria A), Carminha Oliveira (categoria A), Fabiana Soares (categoria A), Jovane Guissone (categoria B), Moacir Ribeiro (categoria A), Monica Santos (categoria A) e Vanderson Chaves (categoria B).

A próxima etapa da Copa do Mundo será no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre 11 e 14 de março. No mês de julho, a terceira etapa ocorre em Warsaw, na Polônia. Por fim, a última etapa da Copa do Mundo será em Pisa, na Itália, no mês de novembro.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)