Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jovane Guissone fica a uma vitória de medalhar na Copa do Mundo da Hungria

Atletismo

18/11/2022 14h15

Esgrima em CR

Jovane Guissone fica a uma vitória de medalhar na Copa do Mundo da Hungria

Brasileiro foi superado pelo ucraniano Oleg Naumenko, por 15 a 5, após ter vencido na estreia
Jovane Guissone ficou em quinto lugar na Hungria. Foto de Arquivo: Ale Cabral/CPB
O primeiro dia da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas, na húngara Eger, teve Jovane Guissone como o brasileiro de melhor desempenho. Nesta quinta-feira (17.11), na prova de florete B masculino, o representante da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR ficou a apenas um triunfo de conquistar medalha. “Competição é assim mesmo, em um dia você perde e no outro ganha”, ponderou o atleta.
Favorecido por seu ranking, Guissone entrou na competição direto no quadro de 16. Estreou contra o japonês Fujita Michinobu, e venceu por 15 a 9. Depois, no quadro de 8, foi superado pelo ucraniano Oleg Naumenko, por 15 a 5, e ficou a uma vitória de beliscar uma medalha.
“Estou um pouco chateado, pois não era o resultado que eu queria para hoje. Queria um melhor, mas o meu foco está 100% na espada, que vou jogar amanhã”, confessou. O esgrimista enalteceu o nível técnico da competição, bem como a nova regra que coloca os atletas com melhor ranking direto na fase eliminatória, se livrando do desgaste físico e mental que a disputa da pule gera.
Na mesma competição de florete, Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União/RS) também foi favorecido por seu ranking e entrou direto no quadro de 32, para desafiar o egípcio Abdulrahman Alnezri. Vanderson venceu por 15 a 2 e avançou para encarrar o italiano Michele Massa no quadro de 16, quando acabou superado em 15 toques contra 11.
Na espada A masculina, Alex Sandro Souza (Esporte Clube Pinheiros/SP) foi o melhor entre os brasileiros e chegou ao quadro de 64, quando acabou superado pelo polonês Rafal Treter por 15 a 13. Lenílson de Oliveira (Club Athletico Paulistano/SP) e Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União/RS) não avançaram da fase de pule.
Na espada A feminina, Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR) avançou ao quadro de 32, fase em que foi superada pela ucraniana Nataliia Mandryk por 15 a 7. Fabiana Soares (Sport Club Magnólia/RJ) não avançou para as eliminatórias. Na espada B feminina, Monica Santos (Grêmio Náutico União/RS) foi a única brasileira na prova e chegou ao quadro de 32, e foi superada pela italiana Julia Anna Markowska por 15 a 6.

Fontes: Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)