Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos de Tóquio 2020 já têm novas datas

Geral

30/03/2020 10h56

Tóquio 2020

Jogos de Tóquio 2020 já têm novas datas

Maior evento esportivo do mundo será realizado no período entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Jogos Paralímpicos serão disputados entre 24 de agosto e 5 de setembro

O Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Paralímpico Internacional (IPC), o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020, a Prefeitura de Tóquio e o governo japonês definiram em conjunto, nesta segunda-feira (30.03), as novas datas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, adiados em função da pandemia do COVID-19.

A XXXIII edição dos Jogos Olímpicos será disputada entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Já os Jogos Paralímpicos serão realizados entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. As novas datas, exatamente um ano após os períodos originalmente planejados para 2020 (Jogos Olímpicos: 24 de julho a 9 de agosto de 2020 e Jogos Paralímpicos: 25 de agosto a 6 de setembro de 2020), também têm o benefício de que qualquer interrupção que o adiamento cause ao calendário esportivo internacional pode ser reduzida ao mínimo, no interesse dos atletas e das Federações Internacionais (FIs). Além disso, elas permitirão tempo suficiente para a conclusão do período de classificação dos atletas.

Foto: COI
"Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. A humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel"

Thomas Bach, presidente do COI

Antes da reunião, já havia sido decidido que todos os atletas já classificados e as cotas já atribuídas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 permaneceriam inalteradas. Ou seja: os atletas que já carimbaram o passaporte estão garantidos para os Jogos no ano que vem. Vale lembrar que, apesar de serem realizados apenas em 2021, o nome Jogos de Tóquio 2020 será mantido, uma vez que uma alteração causaria ainda mais prejuízos às partes envolvidas.

As lideranças dos principais envolvidos na organização dos Jogos se reuniram via conferência telefônica nesta segunda-feira. A reunião contou com a presença do presidente do COI, Thomas Bach, do presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020, Mori Yoshiro, da governadora de Tóquio, Koike Yuriko, e do ministro olímpico e paralímpico, Hashimoto Seiko. Juntos, eles chegaram ao acordo sobre o novo cronograma.

A decisão foi tomada com base em três considerações principais e em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Conselho Executivo do COI em 17 de março de 2020 e confirmados na reunião de hoje. Esses princípios foram apoiados por todas as Federações Internacionais e todos os Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs):

1. Proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus COVID-19.

2. Proteger os interesses dos atletas e do esporte olímpico.

3. O calendário internacional de esportes global.

Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e todos os efeitos gerados pela pandemia do COVID-19.

Em uma teleconferência realizada na última terça-feira (24.03) e baseada nas informações fornecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) à época, Thomas Bach e o primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, concluíram que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seriam realizados em sua forma completa e até o verão de 2021. O Primeiro Ministro reiterou que o governo do Japão está pronto para cumprir sua responsabilidade de sediar esses Jogos com sucesso. Ao mesmo tempo, o presidente do COI enfatizou o compromisso total da entidade com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

"É uma notícia fantástica podermos encontrar novas datas tão rapidamente para os Jogos de Tóquio 2020. As novas datas garantem segurança aos atletas, tranquilizam as partes interessadas e esclarecem algo para o qual o mundo inteiro aguarda ansiosamente"

Andrew Parsons, presidente do IPC

Após a decisão de hoje, Thomas Bach afirmou: "Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às associações continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. A humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel. "

Andrew Parsons, presidente do IPC, comentou: "É uma notícia fantástica podermos encontrar novas datas tão rapidamente para os Jogos de Tóquio 2020. As novas datas garantem segurança aos atletas, tranquilizam as partes interessadas e esclarecem algo para o qual o mundo inteiro aguarda ansiosamente. Quando os Jogos Paralímpicos acontecerem em Tóquio no próximo ano, eles serão uma exibição extra especial da humanidade unida como uma só em uma celebração global da resiliência humana. Com os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 a 512 dias, a prioridade para todos os envolvidos no Movimento Paralímpico deve ser o de manter a segurança de seus amigos e familiares durante este período sem precedentes e difíceis."

O presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Mori Yoshiro, também se pronunciou. "Propus que os Jogos fossem sediados entre julho e agosto de 2021 e realmente aprecio o fato de o presidente Bach, depois de discutir essa proposta com as várias federações esportivas internacionais e outras organizações relacionadas, ter aceitado minha proposta. É necessário um certo período de tempo para a seleção e classificação dos atletas e para seu treinamento e preparação. O consenso foi de que seria preferível a realização dos Jogos remarcados durante as férias de verão no Japão", explicou Yoshiro.

"Em termos de transporte, organização de voluntários e fornecimento de ingressos para aqueles no Japão e no exterior, além de permitir que a situação do COVID-19 se resolva, achamos que seria melhor reprogramar os Jogos para um ano depois do planejado, no verão de 2021. Não obstante o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos pela primeira vez na história e várias outras questões que já foram destacadas, a programação do evento é a pedra angular dos preparativos futuros e estou convencido de que tomar essa decisão prontamente ajuda a acelerar os preparativos futuros. Gostaria de agradecer a todas as partes interessadas, incluindo a cidade anfitriã, Tóquio, e o Governo do Japão pelo trabalho árduo durante esse curto período. O Comitê Organizador de Tóquio 2020 continuará trabalhando duro para o sucesso dos Jogos do ano que vem", prosseguiu Yoshiro.

Para a governadora de Tóquio, Koike Yuriko, a decisão pelas novas datas foi acertada, levando-se em conta o cenário atual causado pela pandemia. "Considerando o surto global de coronavírus, precisamos de um certo prazo antes de nos prepararmos totalmente para a entrega de Jogos seguros e protegidos para os atletas e espectadores. Além disso, a preparação para as novas datas ocorrerá sem problemas, pois as datas coincidem com o mesmo período das datas originais da competição, correspondendo a emissão de bilhetes, equipe do local, voluntários e transporte. Portanto, acredito que celebrar a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em 23 de julho de 2021 é o ideal. Os atletas, voluntários, portadores da tocha e governos municipais locais se preocuparam com a situação. Como agora temos novas datas concretas a serem buscadas, o Governo Metropolitano de Tóquio comprometerá todos os seus recursos e trabalhará em estreita colaboração com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o governo nacional e outras partes interessadas para se preparar totalmente para a entrega de Jogos seguros e protegidos."

Fonte: Comitê Olímpico Internacional