Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lance perfeito no curling assegura primeiro pódio da China em Paralimpíadas de Inverno

Geral

16/03/2018 13h49

Jogos Paralímpicos de Inverno

Lance perfeito no curling assegura primeiro pódio da China em Paralimpíadas de Inverno

Chineses superaram canadenses, tricampeões paralímpicos, por 4 x 3, e vão encarar a Noruega pela medalha de ouro neste sábado

Pouco importa o que ocorrer na decisão do curling em cadeira de rodas neste sábado, 17.03, no ginásio de Gangneunb. A China já fez história em PyeongChang e garantiu o seu primeiro pódio em Jogos Paralímpicos de Inverno. Com um desfecho mais do que tenso e preciso, a equipe mista do país asiático superou o Canadá por 4 x 3 na semifinal. A decisão, a partir das 14h35 deste sábado (2h35 do Brasil) será contra a Noruega, que superou a Coreia do Sul no último lance do game extra, por 8 x 6. 

Wang Haitao foi o herói da classificação chinesa. Foto: Simon Bruty/OIS/IOC
"Mesmo tendo treinado muito, uma jogada como essa eu acerto umas duas vezes em cada dez. A verdade é que me sinto muito sortudo"
Wang Haitao

Um lançamento perfeito de Wang Haitao em meio a um campo minado de peças foi responsável por selar a vitória dos chineses. "Mesmo tendo treinado muito, uma jogada como essa eu acerto umas duas vezes em cada dez. A verdade é que me sinto muito sortudo. É a primeira medalha da China e é histórico para nós", disse. "Foi uma jogada impressionante. Ele mereceu", comentou Mark Ideson, do Canadá.

A medalha chinesa representa, também, que 25 nações já subiram ao pódio na Coreia do Sul, o que leva os Jogos de PyeongChang ao grupo dos mais diversificados. A marca iguala a edição de Lillehamer, na Noruega, em 1994. Se a China levar o ouro, serão 17 os países que chegaram ao topo do pódio, marca que igualaria os Jogos de Nagano, no Japão, de 1998, e de Salt Lake City, nos EUA, em 2002. 

O Canadá buscava o quarto título consecutivo. Desde que a modalidade passou a fazer parte do programa paralímpico, em Torino, 2006, o país norte-americano tinha conquistado todos os ouros. Canadá, China e Coreia do Sul foram as três equipes de melhor campanha na primeira fase, cada uma com nove vitórias e duas derrotas.

Confira a jogada que levou a China à decisão

😱😱😱

Wang Haitao has saved his best to last! An unbelievable shot to make it #Chn 4-3 #Can!

China are in the final and just 👀 at the celebrations! #WheelchairCurling #PyeongChang2018 #Paralympics pic.twitter.com/fLFi5wxi6U

— Paralympic Games (@Paralympics) March 16, 2018

 

A Noruega, quarta melhor qualificada, chegou à semifinal com o retrospecto de sete vitórias e quatro derrotas. O time europeu se reergueu ao longo da competição, depois de um início desastroso, com quatro derrotas em seis partidas. No entanto, os campeões mundiais mostraram personalidade. No último duelo da fase preliminar, impuseram uma vitória contundente contra os sul-coreanos, por 9 x 2. Na ocasião, o técnico da equipe anfitriã dos Jogos, Beak Jong Chul, chegou a sugerir que os noruegueses eram uma equipe sem estratégia e que não suportariam a pressão de fazer a semifinal contra os heróis locais novamente.

No jogo desta sexta, de fato, a igualdade foi a tônica o tempo todo, mas, após empate em 6 x 6 no tempo normal, os noruegueses souberam fechar o duelo. "Nós sabíamos que tínhamos um grande espírito de luta e acreditamos o tempo todo em nós mesmos", afirmou o técnico Peter Dahlman, do país nórdico. Coreia do Sul e Canadá disputam, neste sábado, o bronze, a partir das 9h35 (21h35 de sexta-feira, no Brasil).

Gustavo Cunha, de PyeongChang, na Coreia do Sul, com informações do Comitê Paralímpico Internacional