Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jade Lanai é campeã do US Open Junior e conquista Grand Slam inédito

Atletismo

12/09/2022 10h58

Tênis em cadeira de rodas

Jade Lanai é campeã do US Open Junior e conquista Grand Slam inédito

Brasileira venceu na decisão da competição disputada em Nova York contra a japonesa Yuma Takamuro

A tenista brasiliense Jade Lanai, de 17 anos, conquistou o título feminino de simples do US Open Junior em cadeira de rodas na tarde deste sábado, 10.09. Na decisão do Grand Slam norte-americano, um dos quatro torneios mais importantes da temporada, ela superou a japonesa Yuma Takamuro por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 2/6 e 7/6 [10-5], em uma partida que durou mais de duas horas. Esta é a primeira vez na história que o Brasil fatura um título de Grand Slam no tênis em CR.

Foto: US Open/ Divulgação

Além do troféu na chave de simples do US Open, Jade também foi campeã em duplas, ao lado da norte-americana Maylee Phelps, adversária que a brasileira derrotou na semifinal de simples na sexta-feira, 9.09. Juntas, na mesma equipe, elas derrotaram a britânica Ruby Bishop e a norte-americana Lily Lautenschlauger por 2 sets a 0: duplo 6/0.

Para Jade e Maylee chegarem à decisão, elas venceram a dupla formada pela japonesa Yuma Takamuro, derrotada pela brasileira na disputa do título na chave de simples, e a britânica Ellie Robertson. O jogo foi 2 sets a 0 (6/2 e 7/5) nesta sexta-feira.

O Brasil soma três aparições em decisões de Grand Slam em 2022. No último mês de junho, o catarinense Ymanitu Silva foi vice-campeão na chave de duplas em Roland Garros, na França. Na oportunidade, ele e o australiano Heath Davidson perderam para os holandeses Sam Schroder e Niels Vink por 2 sets a 0: duplo 6/2.

Após encerrar a participação no US Open, Jade, que é quarta no ranking de simples e líder no de duplas, agora vai compor o time brasileiro que disputa a Gira da América do Sul de tênis em cadeira de rodas, evento composto por quatro torneios que ocorrerão na Colômbia e Argentina, até dia 8 de novembro.

Jade começou a se destacar nas Paralimpíadas Escolares, principal competição entre crianças e jovens com deficiência no mundo. Sua primeira participação no evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi aos 12 anos. Ela é integrante da categoria Nacional do Bolsa Atleta, programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania voltado para dar suporte a atletas de alto rendimento. 

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro