Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Integrantes do Bolsa Pódio e medalhistas em megaeventos indicam livros, séries e filmes para encarar o distanciamento social

Geral

07/05/2020 14h45

Dentro de casa

Integrantes do Bolsa Pódio e medalhistas em megaeventos indicam livros, séries e filmes para encarar o distanciamento social

Dez atletas brasileiros de destaque citam referências bibliográficas e audiovisuais que os ajudaram até mesmo em momentos decisivos na carreira esportiva


Jogos Olímpicos adiados e todo o calendário esportivo suspenso. Aos atletas de todo o país – e do mundo – só restaram os treinos dentro de casa. E, como para grande parte da população que cumpre o distanciamento social, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), eles aproveitam parte do tempo livre para fazer boas leituras e colocar os filmes e séries em dia.

Pensando nisso, o rededoesporte.gov.br pediu a 10 atletas brasileiros que contassem quais são seus livros, filmes ou séries favoritos, sobre esportes mas também sobre outros temas, que eles recomendam que as pessoas conheçam. A lista inclui títulos que valorizam a superação, a garra e a persistência, mas também se conecta com dificuldades cotidianas, e para muitos deles se mostraram cruciais em momentos decisivos das carreiras.

Confira as dicas de cada um:

Foto: Pedro Ramos/Ministério da Cidadania

BRUNO SCHMIDT - VÔLEI DE PRAIA

Integrante do Bolsa Pódio

Campeão olímpico no vôlei de praia (ao lado de Alison) nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Indicação de livro: “Agassi – uma autobiografia” (Andre Agassi)

“A biografia do Andre Agassi é demais porque se aplica a todo mundo. Acho que é um livro atemporal, não é só para amantes do tênis. É bacana a maneira como ele retrata tudo o que viveu: a problemática infância, os relatos de problemas com drogas, o atleta irreverente que ele foi, os problemas pessoais que ele expõe. O que me parece mais legal é que ele sai da posição que o atleta de tênis normalmente transparece, de que são todos "lordes". Ele relata tudo de uma maneira comum, como uma pessoa normal, cheia de problemas, sendo que a gente lembra do Agassi como um dos maiores de todos os tempos do tênis. Eu gosto quando atletas mostram esse lado humano.”

 


 

48873174903_224b0a8fab_k.jpg
Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br


DAVID MOURA - JUDÔ

Integrante do Bolsa Pódio

Número dez do ranking mundial +100kg

Indicação de livro: “Antifrágil – Coisas que se beneficiam com o caos” (Nassim Taleb)

“Eu acredito que todo atleta deveria desenvolver essa mentalidade de crescer com as derrotas, com as coisas que acontecem de errado e de ruim com a gente, como o adiamento de uma Olimpíada ou qualquer coisa que possa vir como negativo. A gente saber usar isso para se transformar em algo mais forte. Frágil é algo que perde valor quando quebra, cai, machuca. E o antifrágil seria o contrário disso. Não é como o diamante que não se abala ou não se transforma, mas sim algo que melhora e que ganha força e valor quando é colocado em situação de vulnerabilidade.”

Indicação de série: “Arremesso final”

“Acho maravilhosa para todos os atletas entenderem e se inspirarem em um grande atleta, em um grande ídolo que foi o Michael Jordan, principalmente o mindset dele, a forma com que ele entendia e via o esporte e a carreira dele.”

 


 

19651800028_c24ea353d2_k.jpg
Foto: CPB
 

EDÊNIA GARCIA - NATAÇÃO PARALÍMPICA

Integrante do Bolsa Pódio

Tetracampeã mundial de natação e dona de três medalhas em Jogos Paralímpicos

Indicação de livro: O Atleta Interior (Dan Millman)

“Ele traz uma perspectiva muito bacana entre corpo, físico, emoções e parte mental integrados. O atleta sempre está muito ligado ao externo. Se tudo estiver bem, com resultado, subindo ao pódio, se estiver bem fisicamente, para a maioria dos atletas isso é maravilhoso. E ele faz esse chamado, para a gente enxergar o que tem dentro, do propósito que a gente tem nisso, de treinar todos os dias, enfrentar dor, de se superar. E me trouxe tudo isso em um momento muito bom.”

Indicação de filme: O Caminho do Guerreiro Pacífico

“É praticamente tudo que tem no livro em prática. É um ginasta que tem a vida perfeita, está ganhando medalha, bem com as garotas, com a família e na universidade, e ele se lesiona e passa a questionar que estava faltando alguma coisa na vida dele. Ele começa a ser guiado nesse caminho interno, de olhar para dentro e saber por que está fazendo tudo aquilo. Isso me ajudou muito a não me ver só como corpo físico, como máquina em busca de resultados, mas de ir além disso, além do pódio, além das aparências e do glamour que o esporte muitas vezes traz. Ele me ajudou a olhar para dentro e a trazer minhas outras potencialidades para fora.”

 

 


 

Foto: Rodolfo Vilela/ rededoesporte.gov.br

ERIC TAKABATAKE - JUDÔ

Integrante do Bolsa Pódio 

Décimo segundo no ranking mundial da categoria -60kg

Indicação de filme: Duelo de Titãs

“É sobre um colégio que começa a integrar adolescentes negros, um colégio que era só de brancos, e eles formam um time de futebol americano. Eu gostei bastante porque mostra também a importância do técnico, que ajudou bastante a juntar essas pessoas e a superar o preconceito muito grande que havia na época. A história é legal e tem um ator de que gosto bastante, que é o Denzel Washington. Esse filme para mim é um dos melhores não só porque trata de esporte, mas porque considero um dos melhores que já assisti na minha vida.”

 


 

30463064907_b1fce41e82_k.jpg
Foto: Roberto Castro/rededoesporte.gov.br


GUILHERME COSTA - TÊNIS DE MESA PARALÍMPICO

Integrante do Bolsa Pódio

Medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 no tênis de mesa

Indicação de livro: Onze Anéis – A Alma do Sucesso (Phil Jackson)

“Ele fala de vários atletas, da visão dele, do esporte, do time, do coletivo, das falhas, dos medos, das intimidades. Foi um livro que me trouxe conforto e segurança para jogar as Paralimpíadas, por ver que atletas como Michael Jordan e Kobe Bryant tinham os mesmos medos e anseios que tenho, em maior ou menor grau. Eu falei: ‘O que me difere desses caras?’. Foi um livro importantíssimo para a medalha, inclusive, porque me mostrou a capacidade que o ser humano tem de construir e de se adaptar, e principalmente de ter uma relação melhor com a falha.”

Indicação de série: Vikings

“Tenho até uma tatuagem hoje em função dessa série. Foi num momento em que eu estava quase desistindo de ser atleta, em 2015. Eu estava muito triste jogando, sem prazer de  treinar. Fui fazer um processo de coaching e decidi tentar um pouco mais. O coach me indicou a série porque queria trabalhar o negócio do olhar, do guerreiro. O protagonista trabalha muito bem o olhar e o silêncio durante a série, em momentos críticos e tensos, de negociações e tudo o mais. Foi importantíssimo e, por isso, consegui ter facilidade maior de olhar no olho dos adversários, porque eu não tinha muita confiança. Os vikings tinham prazer em lutar e não tinham medo de morrer porque acreditavam que, se morressem na batalha, iriam para o paraíso. É um negócio meio louco porque te faz esquecer o resultado negativo.”

 


 

 

LARS BJORKSTROM - VELA

Campeão olímpico na Classe Tornado nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980

Indicação de filme: Carruagens de Fogo

“Esse filme retrata bem o amor que as pessoas tinham pelas Olimpíadas e a forma amadora como o esporte era praticado à época, muito diferente do que é hoje, quando o dinheiro determina muito os rumos do esporte. É um filme bonito, inspirador e que tem uma trilha sonora inesquecível.”

 


 

Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

MAYRA AGUIAR – JUDÔ

Integrante do Bolsa Pódio

Bicampeã mundial de judô e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e do Rio de Janeiro (2016)

Indicação de livro: A Mágica da Arrumação (Marie Kondo)

“Eu tirei esse tempo para organizar toda a minha casa e esse livro, que li de novo, me ajudou bastante. Eu gosto muito de ler também livros de autoajuda porque me deixam mais leve, mais tranquila. Nesse período que tão turbulento, livros de autoajuda são sempre bons.”

Indicação de filme: O Coração de Cavaleiro

“Acho lindo esse filme, me inspira bastante.”

 


 

15032016dsc_3853.jpg
Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil


PAULA PEQUENO - VÔLEI

Bicampeã olímpica no vôlei, nos Jogos de Pequim, em 2008, e de Londres, em 2012

Indicação de livro: “Agassi – uma autobiografia” (André Agassi)

“Ele travou muitas lutas psicológicas, foi forçado a jogar tênis e a viver uma vida que ele não escolheu. Mostrou uma força incrível para chegar aonde chegou. Isso nele é admirável.”

Indicação de filme: “Raça”

“É do atleta Jesse Owens. Uma história que se passa em 1936, uma época em que o nazismo era muito forte e ele foi para as Olimpíadas justamente em Berlim, sofrendo preconceito, humilhação. Vinha de uma família humilde e conseguiu, por meio do esporte, melhorar a vida de todo mundo. Até mesmo ao deslumbre ele não sucumbiu. São fatos que me admiram.”

 


 

Foto: Roberto Castro/ Brasil2016

RAFAEL SILVA – JUDÔ

Integrante do Bolsa Pódio

Medalhista de bronze no judô nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016

Indicação de livro: “A Incrível Viagem de Shackleton” (Alfred Lansing)

“Esse livro é bem legal, conta a história de um capitão e é uma baita história de superação. Acho que combina bastante com o momento que a gente está vivendo.”

Indicação de série: One Strange Rock

“Essa série é narrada pelo Will Smith e conta a visão do nosso Planeta Terra visto pelo pessoal que morou na Estação Espacial Internacional, a ISS. É um seriado bem legal. São poucos episódios, mas é bem interessante, é uma série de que gosto bastante.”

 

 


 

Foto: Miriam Jeske/rededoesporte.gov.br

VERÔNICA HIPÓLITO - ATLETISMO PARALÍMPICO

Integrante do Bolsa Pódio

Medalhista de prata e de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Indicação de livro: O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder)

“O meu pai me contou o início da história de O Mundo de Sofia e me deu para ler. Lembro que eu estava curiosa, e sempre via as coisas de trás para frente, para que já visse o final e acabasse a curiosidade. Só que não entendi o final. Então comecei a ler do primeiro capítulo e me apaixonei pelo livro. Devorei, reli vários capítulos, aprendi muito sobre filosofia, sociologia, um pouco de psicanálise. Eu me apaixonei por esse livro e até hoje a gente tem em casa a cópia do meu pai, com páginas já amareladas.”

Indicação de filme: 100 metros

“Foi um dos filmes que mais me emocionou e inspirou de todos que já assisti. É sobre um cara comum que descobre que tem uma doença degenerativa que não tinha cura. Esse cara resolve fazer triatlo, e o sogro dele, que era muito grosso, resolveu treiná-lo. O resto não vou contar porque é spoiler! Mas garanto que é muito inspirador.”

 

Ana Claudia Felizola, Gustavo Cunha e Luiz Roberto Magalhães - rededoesporte.gov.br