Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Hugo Calderano enfrenta o terceiro chinês em três dias nas quartas do WTT de Macau

Tenis de mesa

26/11/2020 13h33

Tênis de Mesa

Hugo Calderano enfrenta o terceiro chinês em três dias nas quartas do WTT de Macau

Brasileiro caiu para Lin Gaoyuan nesta quinta, na preliminar dos Top 4 do torneio. Gustavo Tsuboi se despediu na segunda fase, após derrota para o vice-campeão mundial Mattias Falck

O mesatenista brasileiro Hugo Calderano vai encarar mais um chinês, desta vez nas quartas de final do WTT de Macau. Na manhã desta quinta-feira (26), ele caiu para outro atleta da China, Lin Gaoyuan, por 3 a 2 (5/2, 5/2, 3/5, 1/5 e 2/5), na decisão do terceiro lugar do grupo dos quatro cabeças de chave principais. Com isso, ele enfrentará Wang Chuqin, número 12 do ranking mundial, nesta sexta-feira, por volta das 9h (de Brasília). O canal Band Sports anuncia a transmissão ao vivo.

Hugo perdeu por 3 x 2 para Lin Gaoyuan em duelo inusitado, com sets de apenas cinco pontos. Foto: ITTF

Hugo já havia jogado contra um chinês, Xu Xin, na estreia no torneio. Como foi o quarto colocado no grupo dos cabeças de chave, não teve prioridade na escolha de adversários. Calderano e Chuqin já se enfrentaram duas vezes em partidas internacionais. Em 2016, no Aberto da Áustria, o brasileiro venceu. No ano passado, no Aberto da Hungria, o chinês levou a melhor.

“É difícil avaliar esses jogos. Por um lado, o Hugo teve oportunidade de vencer dois chineses, duas vezes com 2 sest a 0. Mas, no fim, são duas derrotas. Esse formato de cinco pontos pode ser um exercício mental interessante, mas é longe do que estamos acostumados. Acho que a qualidade do espetáculo é pior assim"
Jean-René Mounié, técnico de Calderano

No jogo da manhã desta quinta-feira, Calderano iniciou melhor na partida. Abriu 3 a 0 no placar, aproveitando os erros de Lin Gaoyuan e teve tranquilidade para fechar. O panorama não mudou no segundo set, com o chinês errando muito, o que beneficiou o brasileiro em mais uma parcial.

Em situação parecida com a acontecida no dia anterior, contra Xu Xin, Calderano passou a ter dificuldades a partir do terceiro set. Gaoyuan tomou conta da partida, forçando o afastamento do adversário da mesa e provocando erros seguidos do brasileiro. Com isso e beneficiado pelos sets muito curtos, de apenas cinco pontos cada, conseguiu a virada.

“É difícil analisar e avaliar esses jogos. Por um lado, o Hugo teve oportunidade de vencer os dois chineses, duas vezes, com 2 a 0. Mas, no fim, são duas derrotas. Esse formato pode ser um exercício mental interessante, mas é longe do que estamos acostumados. É difícil produzir uma qualidade ótima, com vários ralis, quando o sistema é tão exigente e curto. Acho que a qualidade do espetáculo é pior assim. Amanhã será também um formato menor do que o internacional. Mas, pelo menos, mais parecido, com 11 pontos em cada set. Espero que o Hugo consiga reproduzir o desempenho, propor o mesmo nível que durante o ITTF Finals, na semana passada”, avaliou o técnico de Hugo e consultor técnico da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Jean-René Mounié.

Tsuboi se despede

O outro brasileiro, Gustavo Tsuboi, se despediu do WTT de Macau no início da madrugada. Ele foi superado pelo sueco Mattias Falck, nono do ranking mundial, por 3 sets a 0 (5/11, 10/11 e 10/11), na segunda fase do torneio. Com isso, deixou escapar a possibilidade de chegar às quartas de final.

Após uma grande vitória sobre o chinês Zhao Zihao na véspera, Tsuboi não começou bem o confronto. Atual vice-campeão mundial, Falck impôs seu jogo, com ótimos contra-ataques, abriu boa vantagem de quatro pontos e controlou totalmente o primeiro set.

O jogo de Tsuboi começou a aparecer no segundo set, quando equilibrou a partida e permaneceu trocando pontos na maior parte da parcial. O brasileiro acabou penalizado pela regra do torneio, quando sofreu o 11° ponto após o empate em 10 x 10. No WTT, os atletas só precisam abrir um ponto de vantagem para fechar o set.

No terceiro set, Tsuboi manteve-se bem no jogo e teve vantagem de 10 x 8, com três oportunidades de fechar, mas permitiu a reação do sueco, que, novamente, venceu por 11 x 10.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa