Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calderano fecha participação em Doha entre os oito melhores no WTT Contender

Atletismo

05/03/2021 13h07

Tênis de Mesa

Calderano fecha participação em Doha entre os oito melhores no WTT Contender

Companheiro de equipe na Alemanha foi o responsável pela eliminação do brasileiro, de virada, nas quartas de final do torneio no Catar

O brasileiro Hugo Calderano, número 6 do ranking mundial de tênis de mesa, fechou sua participação entre os oito melhores da primeira competição internacional de 2021, o WTT Contender, em Doha, no Catar. Ele foi superado de virada pelo francês Simon Gauzy, por 3 sets a 2 (11/6, 11/8, 7/11, 5/11 e 8/11), nesta sexta-feira (5), na Lusail Sports Arena, pelas quartas de final do torneio.

Foto: ITTF

“Infelizmente, o Hugo não conseguiu fechar o jogo. Começou bem, com um nível alto. Sacou bem, teve recepções agressivas e bem eficientes nos primeiros golpes. Passo a passo, a qualidade da recepção caiu e ele perdeu o ritmo. Uma pena”
Jean-René Mounié, técnico de Hugo Calderano

Calderano iniciou muito bem a partida. Mostrando desenvoltura e encaixando seus melhores golpes, dominou a segunda metade do primeiro set e repetiu a dose na segunda parcial, encaminhando o que poderia ser uma vitória mais tranquila e que lhe garantiria a vaga na semifinal.

Mas o francês, 20° do mundo e colega do brasileiro no Liebherr Ochsenhausen, não se deu por vencido e passou a impor seu jogo a partir do terceiro set. Na quarta parcial, explorou os erros de Calderano e levou a partida para o desempate. Chegou a abrir 8 a 4 no placar, mas o brasileiro reagiu. Gauzy pediu tempo, e, após o empate em 8 x 8, reverteu dois serviços do brasileiro e concretizou a virada.

“Infelizmente, o Hugo não conseguiu fechar o jogo. Começou muito bem, com um nível muito alto. Sacou bem, teve recepções agressivas e bem eficientes nos primeiros golpes. Passo a passo, a qualidade da recepção caiu e ele perdeu o ritmo. O Gauzy jogou muito bem a segunda parte do jogo. Mesmo assim, o Hugo teve chance de ganhar, mas não fez uma última série boa de saques quando estava 8 x 8. Uma pena”, disse o consultor técnico da CBTM e técnico pessoal de Calderano, Jean-René Mounié.

A virada acabou com a trajetória de Calderano no torneio, mas o desafio no Catar continua. O WTT Star Contender, segunda competição do calendário 2021, teve início nesta sexta-feira, mas ainda não teve participação dos brasileiros. Além do mesa-tenista carioca, que entra diretamente na chave principal, a partir de segunda-feira, o evento terá a participação de Bruna Takahashi, Eric Jouti, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa