Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calderano cai diante de Tomokazu Harimoto e fica com o bronze no WTT Cup Finals

Tenis de mesa

06/12/2021 19h16

Tênis de Mesa

Calderano cai diante de Tomokazu Harimoto e fica com o bronze no WTT Cup Finals

Brasileiro, que teve grande desempenho contra Quadri Aruna nas quartas, parou no japonês na semifinal da competição e terminou entre os quatro melhores

Hugo Calderano lutou bastante, mas não passou pelas semifinais do WTT Cup Finals, em Singapura. Porém, nada apaga o brilho da sua campanha, que rendeu a ele a medalha de bronze na competição que reúne apenas os melhores do ranking mundial. O revés ocorreu diante do japonês Tomokazu Harimoto, número 5 do mundo, que venceu o embate em 4 sets a 1 (6/11, 9/11, 16/14, 11/5 e 11/3) nesta segunda-feira (6).

Foto: Abelardo Mendes Jr. / rededoesporte.gov.br

O retrospecto era favorável ao japonês. Harimoto venceu três das quatro partidas entre os dois. A única vitória do brasileiro ocorreu no Aberto do Catar, em 2018, torneio em que terminou com o vice-campeonato, perdendo justamente para o chinês Fan Zhendong (adversário do japonês na final do WTT Cup Finals e primeiro no ranking mundial) na decisão.

O caminho de Hugo Calderano (número 4 do mundo) nesta segunda-feira não começou já nas semifinais. Antes, o brasileiro entrou em ação pelas quartas de final diante do nigeriano Quadri Aruna, 13º do ranking, e se mostrou superior, vencendo por 3 a 1.

No confronto contra Aruna, ambos alternaram os primeiros pontos marcados no jogo. Primeiro, Calderano fez 11 a 6 no set inaugural e, em seguida, o nigeriano devolveu com a mesma moeda. O mesa-tenista do Brasil teve uma performance bem acima nas duas parciais seguintes e não deu chance ao adversário: o terceiro terminou em 11/8 e o quarto em 11/4 para Hugo.

Na semifinal, Harimoto começou o duelo abrindo boa vantagem, mas Calderano tirou e buscou o empate em 4 pontos a 4. A partir desse momento, o japonês encaixou grandes ataques, o que complicou o jogo do brasileiro: 11 x 6 para o atleta de 18 anos.

Na sequência, a segunda parcial foi mais disputada, não houve grandes vantagens para nenhum dos dois adversários. Dessa forma, o set seguiu, porém, ao alcançarem 9 a 9, o japonês conseguiu marcar duas vezes seguidas e fechar em 11 x 9.

Com a desvantagem, o carioca voltou mais agressivo, acertando boas paralelas, variando os backhands e forehands. Apesar disso, a partida seguiu parelha, sem margens abertas. Ambos seguiram empatados por bastante tempo e acertando bolas incríveis, porém o brasileiro foi mais consistente e fechou em um 16 x 14. Foi o ponto do atleta no jogo.

O japonês voltou melhor do set perdido. Uma grande vantagem no placar foi vista, algo que não ocorria desde o início do confronto: 7 x 2 para o mesa-tenista do Japão. Quando o brasileiro parecia se recuperar, ele acabou errando um saque, que acabou frustrando uma virada. No final, deu 11 x 5 para Harimoto.

Na sequência, o adversário do carioca abriu 6 x 2 em um ponto adquirido com outro erro de Calderano no saque, o que forçou um pedido de tempo do treinador Jean-René Mounié. Não adiantou. O japonês continuou com o psicológico a favor e bateu o número quatro do mundo na parcial por 11 x 3 e no jogo por 4 a 1.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa