Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Gustavo Tsuboi vence chinês e conquista vaga na segunda fase do WTT de Macau

Tenis de mesa

25/11/2020 10h24

Tênis de mesa

Gustavo Tsuboi vence chinês e conquista vaga na segunda fase do WTT de Macau

No grupo dos cabeças de chave, onde se definem prioridades para as quartas de finais, Hugo Calderano cai de virada para o número 2 do mundo, em confronto relâmpago

O brasileiro Gustavo Tsuboi está classificado para a segunda fase do WTT de Macau, última competição internacional da temporada 2020. Na madrugada desta quarta-feira (25.11), ele venceu o chinês Zhao Zihao, número 23 do ranking mundial, por 3 sets a 1 (4/11, 11/6, 11/8 e 11/8). Na próxima fase, o brasileiro encara o sueco Mattias Falck, nono do mundo e atual vice-campeão mundial, na noite desta quarta-feira, por volta das 23h40 (de Brasília). Já no grupo dos cabeças de chave, Hugo Calderano foi batido pelo chinês Xu Xin, e decide o local que ocupará nas quartas de final contra outro chinês, Lin Gaoyuan, às 7h30 desta quinta. Tsuboi e Calderano são integrantes do Bolsa Atleta, programa do Ministério da Cidadania. 

Gustavo Tsuboi passou pelo chinês Zhao Zihao, número 23 do ranking mundial. Foto: ITTF

A partida de Tsuboi começou equilibrada, mas logo Zihao conseguiu emplacar uma série de sete pontos consecutivos quando a partida estava empatada em quatro, vencendo a primeira parcial. O jogo do brasileiro começou a encaixar mesmo no segundo set, quando ele foi absoluto na mesa, sem dar chances ao chinês.

"Aqui estão os melhores, é um torneio forte. Ganhar de um atleta da seleção da China é muito bom para mim e para o tênis de mesa brasileiro. Mostramos que estamos no cenário e dá para competir com eles”
Gustavo Tsuboi

“No começo eu estava um pouco nervoso. Sempre o primeiro jogo é um pouco difícil. Ainda mais com tantas mudanças, cor da mesa, a arena de jogo, o jeito de pegar a toalha, as bolas. Perdi fácil o primeiro set, ele impôs o jogo e não consegui fazer quase nada. Foi bom depois, consegui achar meu jogo. Variei bastante saque e recepção. E as coisas foram fluindo melhor, meu espírito de luta foi crescendo”, analisou Tsuboi, atual 44° do mundo.

De fato, o brasileiro passou a dominar a partida. Zihao deu trabalho, mas Tsuboi esteva sempre no controle do placar no terceiro set, vencendo mais uma. No quarto set, Tsuboi chegou a abrir 5 x 0, Zihao encostou no final, mas o brasileiro teve tranquilidade para fechar o confronto e garantir a vaga. “Estou muito feliz de ter ganho. Aqui estão os melhores, é um torneio forte. Ganhar de um atleta da seleção da China é muito bom para mim e para o tênis de mesa brasileiro. Mostramos que estamos no cenário e dá para competir com eles”, comemorou.

Cabeças de chave

No grupo dos cabeças de chave, Hugo Calderano foi derrotado pelo chinês Xu Xin, número 2 do mundo, de virada, por 3 sets a 2 (5/4, 5/3, 1/5, 2/5 e 3/5). Vale lembrar que todos deste grupo já estão classificados para as quartas de final e só definem quem terá a prioridade de escolha do adversário, em mais uma modificação implantada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) neste torneio.

Por sinal, a ITTF mudou novamente a regra de disputa na véspera do início da competição, implantando os sets com apenas cinco pontos. Com isso, os confrontos ficaram bem mais curtos do que o normal, o que beneficiou Calderano no início. Agressivo, fez Xu Xin sair da zona de conforto e fechou os dois primeiros sets. O chinês passou a errar menos, ampliar as trocas de bolas e, com isso, virou o jogo a partir do terceiro set e manteve o ritmo até o final, fechando a partida em 3 sets a 2.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa