Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Gustavo Tsuboi conquista grande vitória e enfrenta nigeriano na rodada 3 do individual dos Jogos Olímpicos

Tenis de mesa

25/07/2021 10h54

TÓQUIO 2021

Gustavo Tsuboi conquista grande vitória e enfrenta nigeriano na rodada 3 do individual dos Jogos Olímpicos

Brasileiro mostrou confiança e foi perfeito nos momentos decisivos da partida, garantindo sua melhor participação em Jogos Olímpicos. Já Bruna Takahashi diz adeus ao torneio individual feminino

Gustavo Tsuboi estreou com força total nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O número 37 do ranking mundial masculino bateu o romeno Ovidiu Ionescu, por 4 a 1 (11/6, 9/11, 13/11, 11/9 e 11/9), na madrugada deste domingo (25.07), no Ginásio Metropolitano de Tóquio. Com isso, está classificado para a rodada 3, garantindo a sua melhor campanha em Olímpiadas. Esta é a quarta participação do atleta em Jogos.

O próximo desafio de Tsuboi será o nigeriano Quadri Aruna, 21° do mundo, na noite desta segunda-feira (26.07). O horário correto ainda será divulgado pela organização do torneio. Apesar de estarem há um bom tempo no Circuito Mundial, os atletas só se enfrentaram uma vez, em 2012, no Campeonato Mundial de Dortmund, na Alemanha, com vitória do brasileiro, por 3 a 1. Caso ultrapasse mais uma fase, ele igualará Hugo Calderano e Hugo Hoyama, com a melhor campanha de um atleta do país em Jogos Olímpicos.

Gustavo Tsuboi. Foto: Júlio César Guimarães/COB.

Tsuboi começou muito bem a partida. Seguro na mesa, diante de um adversário bem conhecido da Bundesliga, na Alemanha, abriu 4 a 0 e manteve o bom ritmo durante a parcial. Com isso, fechou em 11 a 6, mostrando que faria uma grande participação olímpica.

Ionescu esboçou reação no início do segundo set. Abriu 3 a 0, mas Tsuboi não deixou o adversário esticar a vantagem, aproveitando os serviços. O brasileiro conseguiu manter-se vivo até 9 a 9, mas não foi feliz nos momentos finais, quando o romeno finalizou em 11 a 9.

No terceiro set, o confronto se manteve equilibrado até a metade. Ionescu abriu dois pontos e teve dois set points a seu favor. Tsuboi salvou e conseguiu a virada, concluindo em 13 a 11, para desespero do seu adversário.

O romeno começou melhor no quarto set e dominava as ações na mesa. Chegou com vantagem na reta final da parcial, mas Tsuboi reagiu no momento certo e conquistou a virada. Na quinta parcial, o romeno voltou a impor seu jogo. Chegou a abrir 7 a 1 no placar, mas Tsuboi não desistiu e foi buscar o resultado, empatando o confronto. Mais uma vez, ele manteve o equilíbrio no momento decisivo e fechou a partida.

“Foi um jogo bem intenso, bem duro, os sets foram definidos no finalzinho. O ponto chave foi manter tranquilidade e o nível de intensidade, que mantive bem alto. Independentemente de quanto estava o placar, sempre pensava em fazer o melhor a cada ponto. Sabia que ia ser um jogo duro, já o conhecia há muito tempo. Consegui me controlar bem, em relação ao jogo tático e ao psicológico”, analisou Tsuboi.

Sobre o próximo confronto, Tsuboi acredita que será mais um duro obstáculo: “Ainda não pensei muito no jogo de amanhã. Tenho um probleminha no ombro, preciso me recuperar. Já enfrentei ele há muito tempo atrás, mas ele evoluiu muito, não por acaso está entre os 20 melhores do mundo. É um atleta muito experiente, muito forte, vou fazer o meu melhor. Me dediquei muito para estar aqui e ganhar essa vaga. Foram muitos sacrifícios e quero desfrutar deste momento. E, com certeza, a luta e raça não vão faltar”.

Bruna se despede

A brasileira Bruna Takahashi não foi feliz em sua participação no torneio individual feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A atleta foi superada pela a francesa Yuan Jia Nan, por 4 a 0 (8/11, 7/11, 6/11 e 8/11), na madrugada deste domingo (25.07), no Ginásio Metropolitano de Tóquio, pela rodada 2.

Bruna Takahashi. Cheng Howe Seet (ITTF)

Com o resultado, Bruna se despediu do individual e agora pensa no torneio de equipes, onde disputa, ao lado de Jessica Yamada e Carol Kumahara, a partir do dia 1° de agosto, contra Hong Kong, uma vaga nas quartas de final. Vale lembrar que esta foi a primeira vez que ela participou do torneio individual, já que em 2016 disputou apenas uma partida, de equipes.

“Eu entrei um pouco mais lenta do que o normal. É Olimpíada, bem ou mal dá aquele frio na barriga. Mas estava me sentindo bem, tentei dar o meu máximo. Só que ela já teve dois ou três jogos anteriores e não estranhou quase nada. Eu estava estranhando a luz, o ambiente. Mas isso não é desculpa, apenas demorei um pouco mais para me adaptar por conta disso. Nos dois últimos sets, estava me sentindo melhor, mas já tinha passado metade do jogo. Tenho ainda a disputa por equipes, tenho que continuar treinando”, disse a atleta.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa