Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Guilherme Toldo garante a vaga na esgrima para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Esgrima

26/03/2021 15h34

Esgrima

Guilherme Toldo garante a vaga na esgrima para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Brasileiro fecha o ranking olímpico como melhor atleta entre os que disputavam as vagas individuais das Américas

O brasileiro Guilherme Toldo está oficialmente classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta sexta-feira (26.03), ele teve bom desempenho no primeiro dia do Grand Prix de Florete, em Doha, no Catar, passando para a fase principal de 64. Com a eliminação do venezuelano Victor León na última eliminatória, ele garantiu a classificação como melhor atleta dos que disputavam as vagas individuais das Américas.

48474264087_8677a6d306_h.jpg
Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Os norte-americanos já garantiram a vaga em Tóquio, como uma das quatro melhores equipes do florete masculino no ranking olímpico. Com isso, a vaga de melhor equipe das Américas ficou para os canadenses. Toldo era o líder entre todos os outros atletas do continente que disputavam a vaga individual.

Ele tinha boa vantagem sobre o venezuelano Victor León (72,0 contra 24,375 do adversário). Porém, León caiu diante do norte-americano Bryce Louie, por 15 a 8, na última eliminatória da fase preliminar de 128. Toldo seguiu em frente e já não pode mais ser alcançado nesta corrida.

O atleta gaúcho, que parte para sua segunda Olimpíada, fez um bom início de torneio. Jogando na pule 7, ele venceu o italiano Damiano Rosatelli (5 a 4), o indiano Bicky Thokchom (5 a 0), o suíço Remi Brunner (5 a 0) e o croata Ivan Komsic (4 a 3). Perdeu dois combates: contra o polonês Leszek Rajski (2 a 5) e contra o honconguês Lok Wang NG (4 a 5).

Na fase de 128, Toldo bateu o turco Martino Minuto, número 43 do ranking mundial, por 15 a 7, garantindo a passagem para a disputa entre os 64 melhores, que ocorre no domingo. Seu primeiro jogo será contra o britânico Marcus Mepstead, 15° do ranking mundial, às 3h20. Na sequência, poderá enfrentar o sul-coreano Kim Dongsu ou o francês Wallerand Roger.

26032021_toquio_bolsa.jpg

Investimentos

Guilherme Toldo é contemplado com a Bolsa Pódio, categoria mais alta do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal.  O investimento anual no atleta é de R$ 96 mil. Com ele, o Brasil tem agora 198 vagas confirmadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sendo 42 delas nominais. Entre essas, 38 pertencem a atletas bolsistas (90,4%): 31 da categoria Pódio, quatro da Olímpica e três da Internacional. O investimento nesse grupo soma R$ 15,5 milhões desde 2017.

Outra representante da esgrima a carimbar o passaporte foi Nathalie Moellhausen, que confirmou a vaga ao terminar a Copa do Mundo de Espada, em Kazan, na Rússia, em nono lugar.

Feminino

O torneio feminino do Grand Prix começa neste sábado, às 3h. Bia Bulcão e Rafaella Gomes são as representantes do Brasil na disputa.

Fonte: Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)