Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Giullia Penalber é ouro e Lais Nunes é bronze no Ranking Series Matteo Pellicone

Lutas

05/03/2021 18h16

WRESTLING

Giullia Penalber é ouro e Lais Nunes é bronze no Ranking Series Matteo Pellicone

Brasileiras somaram pontos importantes no ranking mundial que vai definir as cabeças de chave para os Jogos Olímpicos de Tóquio

O westling brasileiro conquistou sua primeira medalha de ouro no ano olímpico nesta sexta-feira (05.03). Giullia Penalber (até 57kg) foi campeã do Ranking Series Matteo Pellicone 2021, em Roma, na Itália. Além da medalha, a brasileira garantiu pontos importantes no ranking mundial que vai definir as cabeças de chave para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A atleta ainda precisa conquistar a vaga na seletiva olímpica em maio, na Hungria, que classifica as duas primeiras colocadas para os Jogos Olímpicos. 

giullia_lais.jpeg
Fotos: CBW

Giullia Penalber estreou nas eliminatórias contra a italiana Francesca Indelicato, venceu por superioridade técnica (10 a 0) e avançou para a fase seguinte. Nas quartas de final, Giullia fez um combate acirrado diante da canadense Tianna Kennet. A brasileira venceu o primeiro round por 1 a 0. No segundo, Giullia aplicou um gancho por dentro com a perna direita, desequilibrou a oponente e ampliou a vantagem para 3 a 0. Em seguida, a lutadora nacional passou para as costas e fez 5 a 0. Tianna foi para o tudo ou nada, passou para as costas da brasileira, mas o cronômetro zerou e Giullia avançou para semifinal com um 5 a 2.

Na luta semifinal, Giullia conseguiu dois volteios sobre a indiana Anshu Anshu e vencia por 10 a 7 quando a adversária, mancando, solicitou atendimento médico. O médico do torneio confirmou que a lutadora não tinha condições clínicas de lutar e, embora a indiana relutasse muito, Giullia foi declarada vencedora e com a vaga garantida para final.

Na decisão, a brasileira saiu em desvantagem no primeiro round contra a indiana Sarita Sarita em 2 a 0. Giullia não desistiu e conseguiu passar para as costas da oponente, igualar em 2 a 2 e passar à frente pelo critério de desempate de último ponto marcado. Sarita tentou um último ataque, mas Giullia defendeu e contra-atacou para fazer 4 a 2 e garantir a medalha de ouro para o Brasil.

Lais é bronze

Já nos 62kg, Lais Nunes não deu chances para a canadense Jessica Brouillete e venceu por superioridade técnica 10 a 0, depois conseguir cinco entradas de single leg seguidas. A oponente sequer atacou. 

Na segunda luta do grupo, a brasileira enfrentou Irina Kuznetsova não parou de atacar um só segundo. O primeiro ponto veio ao retirar a oponente do tapete, o segundo foi fruto de uma punição e depois um single leg para em seguida passar para as costas e fazer 4 a 0. Sem deixar a cazaque respirar, Lais passou para as costas e seguida de uma cruzeta, além de retirar a oponente da área permitida: 9 a 0. Depois, Lais obteve mais uma queda, seguida de encostamento e a vitória que lhe valeu o primeiro lugar do grupo.

Na semifinal, a brasileira foi superada pela húngara Marianna Sastin por 4 a 2 e seguiu para disputa da medalha de bronze, novamente contra cazaque Irina Kuznetsova. Laís dominou a luta do início ao fim, fez 6 a 1 sobre a oponente e conquistou a segunda medalha do Brasil no dia. A atleta já está classificada para os Jogos e uma boa posição na chave pode significar um número de lutas menor e adversárias menos difíceis nas primeiras lutas.

Também nesta sexta, Aline Silva terminou em quinto lugar na categoria até 76kg. Kamila Barbosa (até 50kg), encerra a participação nacional na Itália neste sábado.

Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)