Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ginástica de Trampolim do Brasil mostra evolução na Copa do Mundo da Rússia

Ginastica trampolim

23/09/2019 15h16

Ginástica de trampolim

Ginástica de Trampolim do Brasil mostra evolução na Copa do Mundo da Rússia

Camilla Gomes e Rayan Dutra alcançam melhor pontuação em competições internacionais e o sincronizado feminino vai à final e termina em 5º lugar

ginasticatrampolimfotoCBG.jpeg
Alice Hellen Gomes, Camilla Lopes Gomes, Rafael Andrade e Rayan de Castro Dutra: os representantes do Brasil na etapa da Copa do Mundo da Rússia. Foto: CBG

O Brasil encerrou neste domingo (22.09) sua participação na etapa de Khabarovsk, na Rússia, da Copa do Mundo de Trampolim. A competição serviu como preparação para o Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado em Tóquio, no final de novembro.

Os resultados dos ginastas brasileiros foram positivos. No sábado (21.09), o destaque foi para os bons desempenhos no Trampolim Individual de Camilla Lopes Gomes, no feminino, e Rayan de Castro Dutra, no masculino, que alcançaram suas melhores pontuações em competições internacionais. Camilla terminou em 14º lugar, com a nota 102,055, enquanto Rayan foi o 23º, com 108,775. Ainda pelo Individual, Alice Hellen Gomes ficou em 25º (100,550) e Rafael Andrade ficou em 59º (67,540).

No domingo, a dupla Camila e Alice participaram do Sincronizado, avançando no qualificatório com a quinta melhor nota (86,940). Na final, ficaram novamente em quinto lugar (46,740).

Para a treinadora e coordenadora de seleções de Ginástica de Trampolim da Confederação Brasileira de Ginástica(CBG), Tatiana Figueiredo, o desempenho da equipe brasileira nesta competição foi muito bom. "Estamos melhorando a pontuação total a cada etapa das Copas do Mundo e continuamos pontuando para o ranking olímpico", afirmou. Ela também ficou satisfeita com a performance na prova do sincronizado.

"Elas competiram muito bem aqui na Rússia. As notas de execução e sincronismo foram boas. Porém, para as próximas etapas da Copa do Mundo, vamos tentar aumentar o grau de dificuldade", explicou.

As Copas do Mundo de Ginástica Trampolim são uma das opções de classificação para a Olimpíada de Tóquio 2020. As outras são o ranking olímpico – que classificará 16 ginastas de cada gênero – e as vagas via Campeonatos continentais. A próxima etapa da Copa do Mundo de Trampolim será realizada em Valladolid, na Espanha, entre 5 e 6 de outubro.

Representaram o Brasil na Copa do Mundo de Khabarovsk as ginastas Alice Hellen Gomes e Camilla Lopes Gomes (Individual e o Sincronizado), no feminino, e Rafael Andrade e Rayan de Castro Dutra (Individual), no masculino. Os treinadores foram Tatiana Figueiredo e Alexandre Rungue Pereira. Completaram a delegação o fisioterapeuta José Carlos Brandão e a árbitra Eliane Simão.

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica