Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Galerias retratam o Parque Aquático, a Arena do Futuro e o Velódromo

Atletismo

25/09/2015 14h59

Por dentro das obras

Galerias retratam o Parque Aquático, a Arena do Futuro e o Velódromo

Há opções de download em alta resolução. Instalações estão localizadas no Parque Olímpico da Barra da Tijuca

Captadas pela equipe de monitoramento do Ministério do Esporte, imagens com opções de download em alta resolução mostram o andamento das obras em três instalações no Parque Olímpico de Barra: o velódromo, o Parque Aquático e a Arena do Futuro.

Com quase 90% das intervenções já realizadas, a Arena do Futuro será a casa do handebol nos Jogos Olímpicos e do goalball, nas Paralimpíadas. A estrutura básica está finalizada. As cadeiras, que serão alugadas, só vão ser colocadas numa data mais próxima do evento-teste, previsto para 2016, para conter despesas. O espaço já foi utilizado, inclusive, para uma partida do goalball nas celebrações do Um Ano Para os Jogos Paralímpicos. Ao fim dos megaeventos, a estrutura será utilizada na edificação de quatro escolas públicas. A previsão de conclusão é no quarto trimestre de 2015 e o espaço terá capacidade para até 12 mil torcedores.


No Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos, quase 90% das intervenções já foram realizadas.
A montagem da estrutura metálica da arquibancada foi concluída e seguem em estágio avançado a cobertura da arena principal e os serviços de infraestrutura de instalações, alvenaria, pintura e divisórias no interior. A previsão de conclusão é para o primeiro trimestre de 2016. O local terá capacidade para 18 mil torcedores e vai receber as provas de natação olímpica e paralímpica, além do polo aquático olímpico.


No velódromo, as intervenções superaram os 65%. Estão sendo realizadas a montagem da estrutura metálica e a concretagem das lajes. Nos subsolos, as rampas de acesso interno estão concluídas e as externas, em andamento. Lajes e paredes encontram-se em execução, assim como o anexo técnico. No reservatório, foram concretadas a cisterna e a casa de bombas.A previsão de conclusão é no quarto trimestre de 2015. A capacidade será para cinco mil lugares.


Andamento das obras

Em balanço recente, a Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou que, das 16 novas instalações que estão sendo construídas para os Jogos, duas já foram concluídas (ciclismo BMX e Mountain Bike) e outras seis ultrapassaram 90% de execução: Arenas Cariocas 1, 2 e 3, IBC, Campo de Golfe e Vila dos Atletas. Seguem abaixo os percentuais de conclusão das instalações na região da Barra.

Arena Carioca 1: 92%
Arena Carioca 2: 94%
Arena Carioca 3: 95%
IBC: 96%
MPC: 88%
Hotel: 83%
Velódromo: 65%
Centro de Tênis: 74%
Arena do Futuro: 87%
Estádio Aquático: 89%
Vila dos Atletas: 91%
Campo de Golfe: 98%

Brasil2016.gov.br, com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro