Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Gabriel Medina conquista o tricampeonato mundial do surfe profissional

Geral

15/09/2021 09h37

Surfe

Gabriel Medina conquista o tricampeonato mundial do surfe profissional

Pódio na etapa final disputada na Califórnia foi 100% brasileiro, com Filipe Toledo na segunda colocação e o campeão olímpico Ítalo Ferreira em terceiro

Gabriel Medina incluiu nesta terça-feira (14.09) mais um feito histórico ao seu cardápio de conquistas no surfe. O brasileiro faturou o título do Circuito Mundial de Surfe pela terceira vez ao superar Filipe Toledo na final do WSL Finals na praia de Lower Trestles, na Califórnia (EUA). O surfista de São Sebastião já havia sido o melhor do mundo em 2014 e em 2018.

Foto: WSL

"Ser tricampeão é surreal. Sempre sonhei, mas confesso que parecia ser impossível. Hoje, fiz ser possível. É muito louco, não consigo nem botar em palavras. Se eu lembrar desde o começo, quando só curtia o surfe, ser uma vez já era impossível"
Gabriel Medina

Nesta temporada do circuito mundial, Gabriel fez cinco finais em sete etapas. Venceu em Narrabeen e em Rottnest. Nesta terça, levou também o troféu da WSL Finals. Com esse repertório, Medina chega se torna o terceiro maior campeão da história do circuito mundial de surfe, ao lado de Andy Irons, Tom Curren e Mick Fanning. Apenas Mark Richards (5) e Kelly Slater (11) têm mais.

"Ser tricampeão é surreal. Sempre sonhei, mas confesso que parecia ser impossível. Hoje, fiz ser possível. É muito louco, não consigo nem botar em palavras. Se eu lembrar desde o começo, quando só curtia o surfe, ser uma vez já era impossível", afirmou o atleta, em entrevista ao Sportv. Medina é integrante da categoria Pódio, a principal do Bolsa Atleta, programa de patrocínio direto do Governo Federal Brasileiro. 

O brasileiro entrou na disputa em uma situação confortável. Número um do ranking mundial, ele caiu na água apenas na grande final. Para isso, ficou aguardando o adversário, que veio de um mata-mata com outros quatro atletas.

A primeira disputa do dia foi entre o australiano Morgan Cibilic e o norte-americano Conner Coffin, que venceu por 15 a 9,84. Depois o atleta dos Estados Unidos acabou superado pelo brasileiro Filipe Toledo por 16,57 a 14,33.

No primeiro confronto entre brasileiros, o atleta natural de Ubatuba venceu o campeão olímpico Ítalo Ferreira por 15,97 a 12,44 para se garantir na decisão.

MEU DEUS, MEDINA! Que manobra foi essa!!

Assista ao vivo em https://t.co/hRoBt09QSY#WSLBrasil #WSLFinals @gabriel1medina #RipCurlWSLFinals pic.twitter.com/T2TumQBtfO

— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) September 14, 2021

 

A final ocorreu em formato diferente, em uma melhor de três baterias. Na primeira, Medina dominou, inclusive alcançando a maior nota do dia, um 9,00 que veio após o surfista de São Sebastião completar um belo aéreo. Com isso, venceu a primeira disputa por 16,30 a 15,70.

Na segunda bateria Filipe Toledo começou com tudo e conseguiu uma ótima onda que lhe valeu 7,83 pontos, mas Medina respondeu rápido com uma onda na qual mandou dois aéreos reverse para tirar um 8,50 e assumir a liderança.

Quando faltavam 18 minutos para o final, a disputa foi interrompido após um tubarão de cerca de 1,80m ser avistado. Os surfistas saíram da água e a ação só voltou após uma parada de 15 minutos.

Logo no retorno, Medina mandou um backflip (manobra aérea) que lhe valeu um 9,03 e a partir daí passou a desfilar toda a sua categoria para fechar a disputa em 17,53 a 16,39.

Filipe Toledo, Medina e Ítalo: pódio 100% nacional na Califórnia. Foto: WSL

Pódio 100% nacional

Se Gabriel Medina foi o campeão, a Brazilian Storm teve outros ótimos motivos para celebrar. Na Califórnia, Filipe Toledo foi o segundo colocado e o campeão olímpico Ítalo Ferreira terminou em terceiro. Um pódio 100% nacional. No feminino, Tatiana Weston-Webb foi a vice-campeã do feminino, perdendo a final para a havaiana Carissa Moore.

A conquista de Medina em 2021 simboliza o quinto título mundial de brasileiros em sete temporadas (em 2020 não houve campeonato em função da pandemia de Covid). São três de Gabriel (2014, 2018 e 2021), um de Adriano de Souza (2015) e um de Ítalo Ferreira (2019).

Rededoesporte.gov.br, com informações da Agência Brasil