Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Formiga se despede da Seleção com homenagens, surpresa de Marta e goleada

Futebol

26/11/2021 10h49

Futebol feminino

Formiga se despede da Seleção com homenagens, surpresa de Marta e goleada

Volante símbolo do futebol feminino no país encerrou a vitoriosa carreira na vitória do Brasil sobre a Índia por 6 x 1 no Torneio Internacional de Manaus

Os olhos de Formiga marejaram já no hino que antecede a partida, um ritual que repetiu pela 234ª e última vez. Ovacionada por toda a Arena da Amazônia na noite desta quinta-feira (25.11), a lenda ganhou reverências antes, durante e depois da goleada da Seleção por 6 x 1 diante da Índia, em jogo válido pela primeira rodada do Torneio Internacional de Manaus.

“Foi maravilhoso, não poderia ser melhor. Saímos com a vitória, essas meninas se empenharam bastante por isso, então agradeço a cada uma delas por se dedicarem a esse jogo, possibilitando que esta noite terminasse dessa forma", disse Formiga após a partida. "Tudo foi como imaginei. Sabia que a torcida iria comparecer, Manaus sempre foi carinhosa com a gente”.

Formiga é integrante do programa Bolsa Atleta do Governo Federal desde 2007. Recebeu os recursos diretos do programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania em 12 editais, sempre na categoria Olímpica. O total em repasses do programa para a atleta totaliza R$ 446,4 mil. 

Foto: Thaís Magalhães/CBF

Antes de a bola rolar, um vídeo foi exibido no telão, trazendo memórias e emocionando a eterna camisa 8, que disputou sete edições de Copa do Mundo e sete Jogos Olímpicos. Na sequência, a coordenadora das seleções femininas, Duda Luizelli, entregou uma placa em homenagem aos 26 anos de entrega de Formiga à Seleção.

“Foi maravilhoso, não poderia ser melhor. Tudo foi como imaginei. Sabia que a torcida iria comparecer, Manaus sempre foi carinhosa com a gente”
Formiga

Com menos de um minuto, Debinha abriu o placar e dedicou seu 18º gol na Era Pia à companheira, ritual que se repetiu a cada gol da equipe. Formiga quase deixou o dela, mas a goleira Chauan defendeu e, no rebote, Ary Borges marcou o gol que fechou a conta.

“Faltou um pouquinho de perna, sei lá, a goleira também não me ajudou (risos). Mas o que vale é a festa. Saímos com a vitória, que era o mais importante, e agora é pensar, terminar meu contrato com o São Paulo para quem sabe, num futuro próximo, possa estar aqui”, disse.

Ao fim do jogo, um abraço coletivo das Guerreiras do Brasil acolheu aquela que tanto fez por cada uma das meninas brasileiras apaixonadas pelo futebol. Na sequência, cada uma das jogadoras indianas esperou a vez de tirar foto e registrar o momento com Formiga, referência internacional da modalidade.

Obrigada. Simplesmente obrigada. Por tudo! Você é eterna!#F8rmigaInterminável#FormigaDay #FormigaEterna pic.twitter.com/w9Mp0ZiZaQ

— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) November 26, 2021


Um corredor se formou com as duas equipes e suas respectivas comissões técnicas, e Formiga fez questão de cumprimentar um por um. Recebeu aplausos e a reverência de todos. Ao fim, encontrou o seu início: a mãe, dona Celeste, segurava uma camisa comemorativa com os dizeres “Formiga eterna”, e o 8 transformado em símbolo do infinito. Ao lado dela, Érica Jesus, esposa de Formiga.

“Eu não tenho nem palavras. Para mim foi um dos maiores presentes ter minha mãe aqui. Tantas e tantas vezes sonhei com isso, e agora a hora chegou. Comprei passagem tantas vezes e ela sempre me enrolando, né? (risos). Foi uma noite perfeita, e ela está aqui, assim como minha sobrinha, minha empresária, minha esposa, que sempre esteve ao meu lado", sorriu.

O oito virou de lado e decretou a eternidade de Formiga. Foto: Thaís Magalhães/CBF

Surpresa da Rainha

"A gente viveu tantos momentos maravilhosos, foram anos de convivência, em concentração, em jogos. A Formiga é um exemplo de superação e de ser humano, então não podia deixar de participar desse momento”
Marta

A noite de Formiga, porém, ainda reservava uma surpresa: Marta, sua companheira de tantos anos na Seleção, veio participar da festa. Ela vestia a camisa comemorativa com o nome da amiga e entregou a ela um buquê de flores.

“Era especial estar aqui hoje por ela. A gente viveu tantos momentos maravilhosos, foram anos de convivência, em concentração, em jogos. A Formiga é um exemplo de superação e de ser humano, então não podia deixar de participar desse momento e estou feliz que tudo deu certo para estar aqui”, comemorou a Rainha, projetando o futuro da equipe.

“No começo, é sempre complicado. É difícil imaginar a Seleção sem a Formiga, sem a garra que ela sempre colocou nos treinos e jogos, sem a resenha do dia a dia. Mas é como falei: pedi para que não se afaste de nós, continue apoiando o futebol feminino e ajudando de alguma maneira. E eu vou continuar aqui até o dia que Deus quiser. Vamos ver, né?”, prometeu.

Formiga recebeu também uma placa da seleção indiana, entregue pelo técnico da equipe, Thomas Dennerby. Na sequência, o abraço apertado de Marta e as Guerreiras do Brasil jogando-a para o alto encerraram a festa.

Foto: Thaís Magalhães/CBF

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol