Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Florianópolis sedia o 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist a partir deste sábado (31.10)

Vela

28/10/2020 18h37

Vela

Florianópolis sedia o 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist a partir deste sábado (31.10)

Competição prossegue até o dia 2 de novembro, em Jurerê, para atletas de 8 a 15 anos, com protocolos de segurança recomendados pelos órgãos responsáveis

A cidade de Florianópolis recebe, a partir deste sábado (31.10), velejadores de todo país para a disputa do 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist. A competição será disputada toda na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê, e prossegue até a segunda-feira(02.10), seguindo todos os protocolos de saúde recomendados pelos órgãos responsáveis. Esse será o primeiro evento de relevância nacional após a paralisação forçada pela pandemia e a organização está preparada para receber os atletas de maneira segura.

Foto: Green Multimídia

A classe de base da vela conta com atletas de 8 a 15 anos, divididos nas categorias Estreante e Veteranos. Para os atletas veteranos estão programadas um total de oito regatas, com até três disputas por dia. Já para os estreantes o programa conta com até seis regatas, sendo duas por dia. As largadas estão previstas para ocorrer todos os dias a partir das 12h e nenhum sinal será dado após às 16h do dia 2 de novembro.
As primeiras embarcações já chegaram com atletas de outros estados marcando presença na competição. Nesta sexta (30.10) inicia-se o período de inscrição, sendo que os atletas têm até o sábado, às 11h, para efetuar a confirmação no evento. São esperados cerca de 60 velejadores em Florianópolis.

"Com certeza será um evento com um formato diferente, mas que será entregue com a mesma qualidade de sempre. Temos uma equipe extremamente capacitada e que está muito bem preparada para receber os velejadores. Fizemos diversas reuniões de alinhamento com autoridades e estamos seguindo todos os protocolos. Esperamos ótimas disputas dentro d´água", ressalta Rodrigo Ruhland, Vice-Comodoro de Eventos do Iate Clube de Santa Catarina.

Lei de Incentivo

O Iate Clube de Santa Catarina atua diretamente com a Lei de Incentivo ao Esporte, visando ao ensino da prática de vela e da formação ao alto rendimento, oferecendo suporte as classes de Monotipos e Oceano.
Aprovado para início de execução no dia 2 de outubro, o Projeto Calendário Náutico 2019/2020 – Cidade de Florianópolis – Ano 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, chega a sua sétima fase de execução. Ao longo dos últimos anos, mais de R$ 4 milhões já foram disponibilizados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e investidos para o desenvolvimento de atletas e de parte do Calendário Náutico das classes de Vela Monotipos e Oceano.

Com a resolução, o Iate Clube de Santa Catarina poderá dar sequência nos trabalhos desenvolvidos. Entre as ações, serão complementadas a estrutura técnica já concebida nos projetos anteriores, com a realização de dezesseis eventos que comporão o Calendário Esportivo de Vela – Classes Monotipos e Oceano da Cidade de Florianópolis durante os anos de 2019-2020.

Fonte: Iate Clube de Santa Catarina