Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Federação Internacional de Judô anuncia retorno do calendário internacional de competições

Judô

28/08/2020 11h37

Judô

Federação Internacional de Judô anuncia retorno do calendário internacional de competições

Retomada dos campeonatos começa no fim de outubro, com o Grand Slam de Budapeste

A Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês), anunciou, nesta quinta-feira (28.08), o retorno das competições internacionais da modalidade. Segundo a entidade, a retomada do calendário será feita com a disputa do Grand Slam de Budapeste, no fim de outubro, e será seguida pelo Grand Slam de Tóquio, em dezembro, e pelo Mundial de Judô de Doha, o Catar, no início de 2021. Os três torneios distribuirão pontos para o ranking de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br

Acompanhe a íntegra do anúncio da FIJ:

"É com grande satisfação que a Federação Internacional de Judô anuncia o retorno iminente da volta mundial de Judô. A partir do outono, vamos reintroduzir três de nossos eventos de mais alto nível, em grande estilo, com lançamento no Grand Slam de Budapeste.

O Grand Slam de Budapeste acontecerá no final de outubro e será seguido pelo Grand Slam de Tóquio, em dezembro. O Mundial de Judô será realizado no início de 2021 em Doha, no Catar.

Todos os três eventos têm como objetivo oferecer pontos de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. As uniões continentais também planejam a organização de vários eventos continentais antes do final do ano.

A saúde de nossa família de judô é de extrema importância e vamos garantir que as situações de saúde locais e globais sejam levadas em consideração no planejamento de cada evento, com mais detalhes a serem dados nas próximas semanas. A Federação Internacional de Judô já publicou seu protocolo de reinício das competições e isso representará as condições obrigatórias para a organização de eventos nas novas circunstâncias pandêmicas. Ao mesmo tempo, acompanharemos de perto a situação mundial e nos reservamos o direito de alterar o cronograma e o status de qualificação, mantendo o melhor interesse dos atletas como prioridade.

O Presidente da IJF, Sr. Marius Vizer, declarou: '"Chegou a hora de anunciar como iremos, passo a passo, reiniciar nossas atividades. Sabemos que a situação é diferente no mundo, mas há territórios que estão prontos para organizar eventos. A Hungria está pronta para sediar o Grand Slam no final de outubro, com todas as medidas de saúde e proteção necessárias em vigor. Todos os países serão bem-vindos e poderão participar. Estamos formando uma equipe dedicada que ficará encarregada dos próximos eventos e ajudará a garantir a segurança de todos os nossos participantes. As mesmas condições também serão aplicadas no Japão, para o Grand Slam de Tóquio."'

Depois de tantos meses de dificuldades e confinamento, o mundo finalmente abre suas portas para um novo futuro e o esporte é uma das formas mais bonitas de dar o pontapé inicial neste novo período. Os atletas profissionais precisam competir, enfrentar novos desafios, cristalizar meses de treinamento e se preparar da melhor forma possível para o desafio supremo: os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O judô é um dos esportes mais populares, não apenas no Japão, mas nos Jogos em geral, e o fato de o grande evento olímpico acontecer no berço do nosso esporte faz de Tóquio 2021 um objetivo verdadeiramente especial para todos os judocas.

Este ano, todos nós passamos por algum tipo de desafio e nos fortalecemos juntos. Agora chegou a hora de nascer de novo, de preparar o tatame, colocar o judogi, se curvar e competir. Então prepare-se, porque o judô está de volta e a hora das competições está chegando. A contagem regressiva começa."

Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania