Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Federação Internacional cancela quatro etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Volei de praia

08/06/2020 14h21

COVID-19

Federação Internacional cancela quatro etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

O calendário não prevê disputas para este mês. Em julho, está programada a retomada dos jogos em Ljubljana, na Eslovênia, com início no dia 30 e término em 2 de agosto

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB, sigla em inglês) cancelou, nesta segunda-feira (08.06), quatro torneios do Circuito Mundial de Vôlei de Praia devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

De acordo com nota oficial, deixarão de ocorrer as competições três estrelas em Bandar Abbas (Irã) Gold Coast (Austrália) e Jurmala (Letônia), além do torneio em Ostrava (República Tcheca), único quatro estrelas. Marcadas inicialmente para março e maio deste ano, as quatro competições já haviam sido adiadas anteriormente.

O calendário da FIVB não prevê disputas para este mês. Em julho está programada a retomada dos jogos em Ljubljana (Eslovênia), com início no dia 30 e término em 2 de agosto. Uma nova atualização do cronograma deverá ser divulgada em agosto, com base em informações das autoridades de saúde.

As inscrições para a temporada 2020/2021 vão começar no final deste mês. Porém, as datas dos torneios ainda não foram confirmadas. Por enquanto, não há previsão para a realização de eventos – 3, 4 ou 5 estrelas – antes da segunda quinzena de outubro de 2020.

Classificação para a Olimpíada

Ao todo, serão 24 duplas por gênero que disputarão as medalhas de ouro nos Jogos de Tóquio. Os 15 primeiros colocados do ranking olímpico – elaborado com base nos eventos do Circuito Mundial – se classificam para os Jogos de Tóquio, adiados para o ano que vem.

O Brasil já conquistou o número máximo possível de duplas classificadas por um país. Já estão assegurados para representar o país em Tóquio os times formados por Ana Patrícia/Rebecca, Ágatha/Duda, Alison/Álvaro Filho e Evandro/Bruno Schmidt.

As vagas restantes serão destinadas ao país-sede, ao campeão do Campeonato Mundial, aos campeões das Copas Continentais, sendo cinco vagas, que são distribuídas para cada confederação continental. Por fim, os campeões da Olimpíada de vôlei de praia da FIVB, que é torneio de qualificação, terão direito a duas vagas.

Agência Brasil