Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estádio Olímpico do Rio recebe elite do atletismo paralímpico em evento-teste

Atletismo paralímpico

17/05/2016 16h57

Atletismo paralímpico

Estádio Olímpico do Rio recebe elite do atletismo paralímpico em evento-teste

Open Internacional será etapa do Grand Prix e reunirá principais nomes do Brasil e do mundo na pista do Engenhão

Depois de receber os atletas olímpicos em sua nova pista, o Estádio Olímpico do Rio de Janeiro será palco do Open Internacional de Atletismo Paralímpico. A partir desta quarta-feira (18.05), 316 atletas de 23 países participam da competição, que servirá como evento-teste para os Jogos Rio 2016. O Open será uma das etapas do Grand Prix da modalidade, realizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

Para os atletas brasileiros, a competição será ainda mais importante, já que eles terão a primeira oportunidade de obterem as marcas necessárias para participar dos Jogos Rio 2016 após a divulgação dos critérios pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os classificados serão aqueles que estiverem melhor posicionados no ranking mundial da modalidade até 19 de julho.

FelipeGomesFernandoMaiaCPB.jpg
Campeão paralímpico em Londres 2012 nos 200m T11, Felipe Gomes quer aproveitar o Open para ficar mais perto da vaga no Rio 2016. Foto: Fernando Maia/CPB

“Estou me sentindo ótimo e em ótima forma. No entanto, preciso provar que estou num bom momento dentro da pista, pois tenho que conquistar uma vaga no time brasileiro e uma vaga para os Jogos Paralímpicos”, disse Felipe Gomes, medalha de ouro em Londres 2012 nos 200m T11.

Além da busca pelas marcas, os brasileiros apostam na presença dos melhores atletas de outros países para engrandecer a competição. “A vinda de atletas estrangeiros é muito importante pois eleva o nível da competição e faz com que tenhamos de ir a um patamar mais alto de desempenho sem precisar sair do Brasil. Este nível de competitividade nesta fase é bastante importante”, diz Daniel Mendes, atual recordista e campeão mundial dos 400m T11.

DanielMendesDanielZappeCPB.jpg
Para Daniel Mendes, a competição serve também para conhecer a nova pista do Engenhão. Foto: Daniel Zappe/CPB

O velocista também destaca a oportunidade de conhecer e competir na pista que receberá os atletas no Rio 2016. “É também uma oportunidade de conhecer o Estádio Olímpico e a pista, ter o primeiro contato com o local onde você sentirá o calor da sua torcida em setembro. Isso é muito importante. A expectativa é de fazer boas provas”, acrescentou.

Estrangeiros

Entre os atletas que disputarão o torneio, estão nomes como o da cubana Omara Durand, atual campeã e recordista mundial dos 100m, 200m e 400m da classe T12 (baixa visão).  O país caribenho ainda terá os campeões mundiais Leinier Savón (T12) e Yunidis Castillo (T46 – amputado de braço).

“O Open Internacional será o primeiro grande teste que a Seleção Brasileira terá visando aos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Não só por testar todo o espaço de competição da Paralimpíada, mas porque estaremos pela primeira vez no ano competindo contra os melhores nomes internacionais”, disse Ciro Winckler, coordenador técnico do atletismo paralímpico brasileiro.

Os Estados Unidos também trarão uma equipe forte ao Rio de Janeiro. Serão nove americanos em ação, dos quais se destacam Lex Gillette – atual bicampeão mundial do salto em distância (T11, para cegos totais) -, Michael Brannigan – campeão mundial em Doha-2015 dos 1.500m e prata nos 5.000m – e Josiah Jamison, campeão paralímpico dos 100m (T12).

As provas de cadeira de rodas também devem ser bastante concorridas. O suíço Marcel Hug, que em 16 ocasiões subiu ao pódio em Mundiais (sete ouros e nove pratas), está inscrito. O francês Pierre Fairbank, campeão paralímpico nos 200m em Sydney-2000, também competirá.  Entre as mulheres, destaque para a japonesa Wakako Tsuchida, campeã paralímpica nos 5.000m em Atenas-2004.

Alguns estrangeiros devem competir diretamente com brasileiros nos Jogos Paralímpicos. É o caso da sueca Viktoria Karlsson, que ficou com a medalha de bronze do salto em distância T11 no Mundial de Doha-2015. Ela foi superada, na ocasião, por Silvânia Costa e Lorena Spoladore. O russo Artem Muratov terá a chance de reencontrar Daniel Tavares, por quem foi superado na final dos 400m (T20, para deficientes intelectuais).

O campeonato é aberto ao público e os ingressos serão distribuídos a partir de 1h30 antes de cada sessão. De quarta a sexta-feira (20.05), as provas começam a partir das 16h. Já no sábado (21.05), último dia de competição, as disputas terão início às 9h.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro