Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Erik Cardoso leva o ouro dos 100m para o Brasil em Cáli

Atletismo

02/12/2021 12h37

Cali 2021

Erik Cardoso leva o ouro dos 100m para o Brasil em Cáli

Atletismo brasileiro já soma sete pódios na competição continental Sub-23, com dois ouros, três pratas e dois bronzes

Erik Felipe Barbosa Cardoso (SESI-SP), o atleta mais rápido da América do Sul nos 100m em 2021 (10s01), confirmou o favoritismo e ganhou a medalha de ouro na distância com 10s33, nesta quarta-feira (1.12) nos Jogos Pan-Americanos Júnior (Sub-23), que estão sendo disputados em Cáli, na Colômbia.

Foto: Washington Alves/ COB

A prata ficou com o colombiano Neiker Abello (10s37) e o bronze com o argentino Franco Florio (10s36). O brasileiro Lucas Rodrigues (CT Maranhão) ficou em quarto lugar (10s39).

Erik não teve boa largada, mas fez uma incrível corrida de recuperação e superou cirurgia feita no dia 6 de novembro por causa de um acidente num treino em Santo André (SP) que resultou numa fratura no quarto metatarso da mão esquerda.

"Foi uma prova cheia de emoções, difícil. Quando saí do bloco, fazendo a transição, senti que estava muito atrás, tentei me manter tranquilo, rodei e consegui o título. É uma honra grande estar aqui diante de tudo o que aconteceu este mês com minha mão, cirurgia", disse Erik, que obteve com o título a vaga nos Jogos Pan-Americanos Adultos de Santiago, no Chile, em 2023.

Com a conquista de Erik, o Brasil soma 7 medalhas no torneio de atletismo (2 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze). As chuvas fortes que caíram em Cáli atrapalharam as disputas do atletismo, principalmente o salto em distância. Gabriel Boza, quarto colocado no Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, ficou apenas em 8º lugar, com 7,45 m. A prova foi vencida pelo cubano Maikel Vidal, com 7,97 m.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo