Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Yudy vence alemão e conquista o segundo bronze do Brasil no GP de Tel Aviv

Judô

24/01/2020 15h21

Judô

Yudy vence alemão e conquista o segundo bronze do Brasil no GP de Tel Aviv

Alexia Castilhos chegou à semifinal e também lutou pelo bronze, mas acabou em quinto após perder por ippon para Renata Zanchova, da República Tcheca

EDUARDOYUDY_GABRIELASABAUIJF.jpg
Foto: Gabriela Sabau/IJF

O segundo dia do Grand Prix de Tel Aviv reservou mais uma medalha para o judô brasileiro. Eduardo Yudy Santos (81kg) conquistou o bronze, segunda do país na competição, e faturou 350 pontos no ranking internacional da FIJ, essenciais para a corrida olímpica. Em outra disputa de bronze, Alexia Castilhos foi superada pela tcheca Renata Zachova e ficou em quinto lugar. No primeiro dia, Daniel Cargnin havia subido ao pódio também com um bronze, na categoria -66kg

Yudy venceu as três primeiras lutas por ippon. Bateu, em sequência, Aristos Michael (CYP), na primeira rodada; Adrian Gandia (PUR), na segunda rodada; e Anri Egutidze (POR), desclassificado por um movimento proibido que colocaria a integridade física de Yudy em risco.

Nas quartas, o brasileiro encarou o cabeça-de-chave Aslan Lappinagov (RUS). Yudy começou bem na luta, arriscando golpes, mas acabou surpreendido num contra-ataque do russo, que marcou o ippon e mandou o brasileiro para a repescagem.

"Os treinamentos me ajudaram para chegar focado na competição. Normalmente o fuso horário é um adversário para mim, mas este longo tempo na Europa me ajudou a chegar bem e fazer meu jogo"
Eduardo Yudy

Contra Sungho Lee, da Coreia do Sul, Yudy soube aproveitar as oportunidades, venceu por ippon com pouco mais de um minuto de luta e garantiu vaga na disputa do bronze, contra Dominic Ressel, da Alemanha. Na decisão da medalha, o brasileiro impôs seu jogo agressivo e venceu com ippon plástico em 40 segundos.

"Os treinamentos me ajudaram para chegar focado na competição. Normalmente o fuso horário é um adversário para mim, mas este longo tempo na Europa me ajudou a chegar bem e fazer meu jogo", disse o meio-médio, que participou da pré-temporada nos treinos de Mittersill (Áustria) e Roma (Itália) durante três semanas. "Estava com a autoestima baixa, mas consegui esta medalha para o Brasil. Agora me sinto mais confiante e na próxima vez irei em busca do ouro", projeta.

Assim como Yuydy, Alexia Castilhos (63kg) venceu todas as lutas preliminares por ippon: na estreia, bateu Sandrine Billiet (CPV); nas oitavas de final, superou Inbal Shemesh (ISR); e nas quartas de final, finalizou Ju Hee Han (KOR) com dois waza-ari em 30 segundos.

Única derrota de Yudy no torneio foi para o russo Aslan Lappinagov, nas quartas de final. Foto: Gabriela Sabau/IJF

Na semifinal, Alexia sofreu um waza-ari no início do combate com a canadense Catherine Beauchemin-Pinard e precisou se arriscar para buscar a virada. Em tentativa de ataque nos últimos segundos, levou o contra-golpe e mais um waza-ari foi adicionado no placar para Pinard, que avançou à final. Alexia, então, foi para a disputa do bronze com a tcheca Renata Zachova. Na luta pela medalha, a brasileira abriu um waza-ari de vantagem, mas acabou surpreendida pela adversária, que conseguiu o ippon e ficou com a medalha.

Outros resultados

Seis brasileiros, além de Alexia e Yudy, estiveram no tatami de Tel Aviv nesta sexta-feira, mas pararam na primeira fase. Maria Portela (70kg) estreou na segunda rodada contra Alina Lengweiler (SUI) e venceu por waza-ari. Nas oitavas, duelo equilibrado contra Seongyeon Kim (KOR), que acabou superando a brasileira com um waza-ari no golden score.

Eduardo Katsuhiro (73kg) venceu as duas primeiras lutas nas penalidades (shidos), sobre Anthony Zingg (GER) e Alonso Wong (PER), respectivamente. Nas oitavas, foi derrotado por ippon no golden score para Nils Stump (SUI). João Macedo (81kg) também ficou nas oitavas de final. Após vencer por ippon Kalonji Mbuyi (COD) e Jovan Niskanovic (SRB), o brasileiro acabou superado por ippon no golden score para Dominic Ressel (GER).

Ketleyn Quadros (63kg) estreou na segunda fase, diante da polonesa Agata Ozdoba-Blach. Em um duelo equilibrado, a luta foi definida no golden score com ippon para a polonesa. Ellen Santana (70kg) encarou Hilde Jager (NED) e acabou superada por ippon no golden score. David Lima (73kg) começou com vitória na primeira rodada sobre Artem Khomula (UKR) por ippon e foi superado por Salvador Cases Roca (ESP), também por ippon.

O Grand Prix de Tel Aviv termina neste sábado, 24, com cinco brasileiros em ação. As preliminares serão disputadas a partir das 5h, enquanto as lutas finais acontecem depois das 12h, sempre no horário de Brasília.

Brasileiros no terceiro dia:
Samanta Soares (78kg) x Aleksandra Babintseva (RUS)
Rafael Macedo (90kg) x Francisco Balanta (COL) ou Theodoros Tselidis (GRE)
Giovani Ferreira (90kg) x Matteo Marconcini (ITA) ou Itay Golan (ISR)
Leonardo Gonçalves (100kg) x Lewis Medina (DOM) ou Saidzhalol Saidov (TJK)
Rafael Buzacarini (100kg) x Jevgenijs Borodavko (LAT)

Fonte: Confederação Brasileira de Judô