Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dueto brasileiro acerta os últimos detalhes para o Pré-olímpico Mundial de nado artístico, em Tóquio

Nado sincronizado

20/01/2021 15h06

Nado artístico

Dueto brasileiro acerta os últimos detalhes para o Pré-olímpico Mundial de nado artístico, em Tóquio

A menos de dois meses do classificatório, atletas afinam a coreografia e a preparação física para chegar 100% ao Japão

Laura Miccuci e Luisa Borges serão as primeiras atletas do Time Brasil a viajar ao Japão em 2021. A partir de 4 de março, o dueto brasileiro participa do Pré-Olímpico Mundial de nado artístico, no Centro Aquático de Tóquio, mesmo local que abrigará as competições da modalidade nos Jogos Olímpicos.

Foto: Rafael Bello/COB

Na luta por uma das sete vagas em disputa, as atletas tiveram a preparação prejudicada no início da pandemia, chegando a ficar quatro meses longe das piscinas, mas agora já acumulam um semestre completo de treinos em alta intensidade: inicialmente em Rio Maior, em Portugal, na Missão Europa, e, depois, no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro.

"Evoluímos muito desde a Missão Europa. Foram várias etapas de desenvolvimento. Não que já esteja tudo 100%, mas estamos caminhando para isso. Com alguns ajustes e uma maior intensidade na preparação física estaremos prontas para o Pré-Olímpico", diz a treinadora da seleção brasileira, Twila Cremona.

"O nado artístico é um esporte com alto grau de dificuldade. Não adianta treinar um mês e achar que vamos conseguir a vaga. É preciso um esforço diário, durante todo o ciclo olímpico, para chegar aos Jogos. Agora falta pouco para o Pré-Olímpico e o nosso treinamento está inteiramente voltado para esse objetivo", complementa Luisa Borges, que comemora dez anos de seleção brasileira em 2021, incluindo as categorias juvenil e adulta.

Neste período, Luisa já teve diversas parceiras na seleção, sendo uma delas a irmã mais velha de Laura, Duda Miccuci, com quem disputou o Rio 2016. Na ocasião, Laura estava nas arquibancadas do Maria Lenk, mas decidida a ter outra experiência na edição seguinte dos Jogos Olímpicos: em vez de ser espectadora, atuar como integrante do dueto brasileiro.

"Disputar os Jogos Olímpicos sempre foi um sonho de criança, mas isso ficou ainda mais intenso depois que vi a minha irmã competir em 2016. Ali tive a certeza de que queria vivenciar isso e passei a me dedicar cada vez mais ao nado", conta Laura, 20 anos, que estreou em Missões do Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

Ainda que Laura e Luisa componham a formação titular, uma terceira atleta tem participado dos treinamentos da seleção brasileira: Maria Bruno. A decisão é estratégica, ainda mais em tempos de pandemia. Por isso, a reserva do dueto segue a mesma rotina das companheiras.

"Estamos em sintonia. Se acontecer alguma coisa, estou pronta para entrar com força máxima. Treino junto com elas para estar no mesmo ritmo e ter a mesma preparação. A questão de ser reserva não muda nada, porque me sinto completamente parte do time", explica Maria.

O dueto de nado artístico treina de segunda a sábado, em dois períodos, no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca. Além das atividades na piscina, as atletas são acompanhadas de perto pela equipe multidisciplinar do COB (preparadores físicos, nutricionista, massagista e médicos) e passam por avaliações periódicas no Laboratório Olímpico.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil